Lula Morais defende mobilização em prol da refinaria do Ceará

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) destacou, na manhã desta terça-feira (26/06), a importância da refinaria Premium II ser instalada no Ceará. O parlamentar ressaltou que o empreendimento trará desenvolvimento para região Nordeste, contribuindo para diminuição nas desigualdades regionais.

No entanto, segundo ele, a Petrobras sinalizou o adiamento de prazo para sua instalação em seu plano de negócios. “Essa situação obriga os segmentos políticos e empresarias do Estado a se mobilizarem, no sentido de retirar todos os obstáculos para que a obra seja iniciada”, disse.

Lula Morais frisou que um dos impasses tem sido a situação da comunidade indígena de Anassés, que reside próximo ao local onde será construído o empreendimento. “O Ministério Público Federal, Governo Federal e Petrobras precisam assinar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) e remanejá-los para outra área. Esse trabalho é político e a Funai precisa dar uma decisão final sobre o problema”, comentou.

Ele ressaltou ainda que, foi durante o primeiro mandato do ex-presidente Lula “que surgiu a necessidade de fortalecer a Petrobras. “Com uma visão arrojada, Lula quis impulsionar o crescimento da empresa. Nesse processo, foi decidida a instalação de três refinarias, nos estados do Maranhão, Pernambuco e Ceará”, pontuou.

Segundo Lula Morais, há segmentos “que não desejam a construção da refinaria em nosso Estado, que não querem ver o Brasil se desenvolver”. Para ele, “esse grupos precisam entender que as refinarias não valem apenas para os estados, mas para todo o Brasil, que ainda importa petróleo”.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Ceará