Cooperação China-América Latina entra em novo patamar

Entre os dias 20 e 26 deste mês, o premiê chinês, Wen Jiabao, compareceu à cúpula Rio+20, realizada no Rio de Janeiro. Além de visitar o Brasil, esteve também no Uruguai, Argentina e Chile. Foi a primeira visita de Wen Jiabao à América Latina.

Trata-se de mais uma visita de alto líder chinês ao continente, após viagens feitas pelo presidente Hu Jintao e pelo vice-presidente Xi Jinpin. A viagem de Wen Jiabao ocorreu sob a circunstância da agravação da crise financeira mundial e da crise de dívida soberana na Europa, o que se reveste de grande importância para impulsionar as cooperações internacionais e as relações sino-latino-americanas.

No discurso na cúpula "Rio+20", Wen Jiabao destacou que a China apoia firmemente o desenvolvimento sustentável, além de ser um ativo empreendedor do conceito, bem como um impulsionador das cooperações internacionais na área. O discurso do primeiro-ministro chinês expressou a determinação da China de levar adiante o desenvolvimento sustentável junto com a comunidade internacional.

Wen Jiabao anunciou também a doação de US$ 6 milhões ao Unep (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Além disso, a China vai destinar 200 milhões de yuans ao desenvolvimento de cooperações internacionais para ajudar países insulares, subdesenvolvidos e africanos a enfrentar mudanças climáticas.

Durante a estadia nos quatro países latino-americanos, Wen Jiabao conversou com líderes locais sobre questões internacionais e regionais de interesse comum. O premiê chinês esteve presente em dezenas de atividades, nas quais manteve contatos com personalidades políticas e econômicas dos quatro países. Foram assinados dezenas de acordos de cooperação bilateral.

A visita de Wen Jiabao à América Latina elevou as relações da China com as quatro nações. A China e o Brasil anunciaram a elevação da relação bilateral a uma parceria estratégica, o estabelecimento do mecanismo de diálogo estratégico de nível ministerial, além de assinarem o Programa de Cooperação de Dez Anos.

No Uruguai, os dois países concordaram em aprofundar a confiança política e as cooperações pragmáticas. Na Argentina, as duas partes decidiram iniciar a elaboração de um projeto de ação conjunta entre 2013 e 2017. No Chile, os dois lados anunciaram a elevação da relação bilateral ao nível estratégico.

No Brasil, foram assinados mais de dez acordos de cooperação nas áreas de ciência e tecnologia, indústria aeroespacial, energias, minas e infraestrutura. No Uruguai, os dois governos concordaram em reforçar colaborações em cultura, tecnologia, agropecuária e turismo.

A China e a Argentina decidiram ampliar cooperações para o aumento dos postos de emprego. O Chile e o país asiático, por outro lado, vão intensificar contatos no comércio, mineração, energias renováveis e assuntos relacionados ao Polo Sul.

Além de tudo isso, Wen Jiabao proferiu um discurso voltado a toda América Latina, esclarecendo a posição chinesa com o continente e apresentando propostas para desenvolver as relações entre as duas partes.

Fonte: Rádio Internacional da China