Olívia Santana é candidata a vice-prefeita em Salvador

Em reunião nesta sexta-feira (29/6), o PCdoB bateu o martelo e vai apoiar a candidatura do deputado federal, Nelson Pelegrino(PT) para a prefeitura de Salvador. A vereadora comunista Olívia Santana será candidata à vice na coligação formada por 14 partidos. A intenção é fortalecer a esquerda no enfrentamento à oposição, representante do que sobrou do Carlismo.


O presidente do Comitê Municipal, Geraldo Galindo, chamou a atenção para a aliança histórica entre os dois partidos. “Estamos juntos desde 1989, na primeira disputa de Lula para presidente, e também com o governador Jaques Wagner na Bahia. Agora, continuamos juntos para fortalecer a luta contra o resquício da direita oligárquica, representada pelo DEM”.

Sobre a coligação com o PT, o presidente do Comitê Estadual do PCdoB, Daniel Almeida, informou que o partido está unindo forças para construir uma Salvador melhor. Para ele, a presença de Olívia Santana credencia o projeto, “afinal, ela conhece os problemas da cidade e vai fazer todo o esforço para a eleição de Nelson Pelegrino. Salvador exige uma administração compatível com as suas necessidades”, conclui.

A candidata à vice-prefeita, Olívia Santana, ressaltou a força que o PCdoB dá à chapa e os desafios que estão por vir. “Formamos uma corrente ampla pela eleição de Pelegrino. Ser candidata a vice em uma cidade onde a maioria da população é negra tem um gosto especial. Já passei pela Câmara, e agora assumir o desafio de contribuir com a gestão da cidade é muito positivo”, disse.

O pré-candidato Nelson Pelegrino fez questão de comparecer à reunião. Para ele, a unidade dos setores progressistas é fundamental para que a esquerda saia vitoriosa no dia 7 de outubro. “A aliança com o PCdoB é de extrema importância para o PT. Agora temos uma real oportunidade de comandar a terceira capital do país com o apoio do governos federal e estadual e, evidentemente, construir um projeto para Salvador, com transparência, democracia e participação popular”.

O deputado federal ainda fez questão de falar da importância de Olívia Santana como candidata a vice-prefeita. “Salvador é a cidade mais negra fora da África e Olívia representa essa força, pela sua tradição e combatividade. Ela enriquece a nossa chapa, porque é a cara de Salvador”, conclui.

Olívia Santana é referência em todo o movimento social. Militante do movimento negro há mais de 20 anos, sempre esteve à frente das lutas pelo fim das desigualdades sociais e raciais em Salvador e também no país. Foi candidata pela primeira vez no ano 2000, mas só em 2003 assumiu uma cadeira da Câmara Municipal. Em 2004 foi a candidata à vereadora mais votada do partido, repetindo o desempenho em 2008. Já exerceu a função de secretária de educação. Agora, assume outro compromisso na perspectiva de um novo rumo para Salvador.

De Salvador,
Rose Lima