PCdoB homologa Inácio e Chico Lopes para Prefeitura de Fortaleza

Uma grande festa popular. O forró pé de serra e a animação da militância deram o tom da convenção municipal do PCdoB de Fortaleza realizada na manhã deste sábado (30) no ginásio do Náutico Atlético Cearense. Parlamentares, lideranças comunistas, representantes de outras legendas, filiados, militantes, amigos do Partido e delegados que participaram das inúmeras assembleias de base confirmaram o apoio a Inácio Arruda e Chico Lopes para disputar a Prefeitura de Fortaleza.

Pessoas vindas de todas as partes da cidade vestiram suas camisas, pegaram suas bandeiras e vieram reforçar o compromisso e o desejo de ver uma Fortaleza melhor. Em clima festivo e de muita consciência política, o PCdoB apresentou sua chapa própria e homologou também as candidaturas de 62 comunistas que disputarão uma vaga para a Câmara dos Vereadores de Fortaleza.

“Processo vitorioso”

Segundo Luis Carlos Paes, presidente do PCdoB de Fortaleza, o ato de homologação das candidaturas comunistas encerra um processo vitorioso de debate em mais de 70 assembleias de base, que envolveu mais de mil filiados. “Em todos esses encontros, as pessoas puderam pensar e debater sobre as demandas da cidade. Em todos eles, o nome de Inácio foi aclamado por unanimidade como sendo o mais preparado para gerir Fortaleza”, ressaltou.

O dirigente comunista destacou a trajetória de Inácio Arruda ao longo de quase 30 anos de luta política em defesa dos direitos do povo. “Foi líder comunitário no bairro Dias Macedo, presidente da Federação de Bairros e Favelas, vereador, deputado estadual e federal e agora senador. Inácio está pronto para administrar Fortaleza porque conhece esta cidade como poucos.”

Luis Carlos Paes citou projetos liderados por Inácio, como a garantia da meia entrada cultural, a redução da jornada de trabalho e ainda a relatoria do Estatuto das Cidades. “Este é um grande fortalezense!”, ratificou o dirigente, que enalteceu ainda a presença de Chico Lopes na chapa comunista. “Inácio juntará forças a este que também é um grande homem ligado à luta do povo. Lopes tem fortes raízes e vínculos profundos com esta cidade. Enquanto alguns partidos procuram um candidato, nós apresentamos dois dos melhores e mais preparados para encaminhar esta cidade”, comemorou.

Em seu discurso, Luis Carlos Paes relembrou ainda a pressão que Inácio sofreu par abrir mão de sua candidatura. “Comunista não foge à luta. Ao longo desta caminhada iremos agregar muita gente na nossa campanha. O povo está conosco porque nossos candidatos são representantes legítimos dele. Vamos abraçar esta candidatura com Inácio e Lopes, juntos por Fortaleza.”

Mais apoio

Para o deputado estadual Lula Morais (PCdoB), as especulações sobre a desistência de Inácio deram ainda mais ânimo para enfrentar a batalha que se aproxima. “Quem tem um candidato como o nosso, que une capacidade, preparo, maturidade e vontade política, não tem como voltar atrás. Já enfrentamos situações piores, com torturas e perseguições e não é agora que iremos desistir”, ressaltou. O parlamentar ainda destacou a presença de Chico Lopes na composição da chapa. “Ele irá agregar ainda mais aliando a sua popularidade e vontade de fazer o melhor por Fortaleza. Os dois juntos irão fazer a mudança que esta cidade precisa e merece”, ratificou.

O deputado federal João Ananias disponibilizou o seu mandato para colaborar com a campanha de Inácio e Lopes e também ressaltou a proposta diferente que será apresentada pelos comunistas na disputa para a Prefeitura de Fortaleza. “Nossos candidatos têm inserção popular, são dois dos principais quadros comunistas do estado e representam o que há de mais legítimo dos representantes vindos dos movimentos sociais”. O parlamentar destacou que o pouco tempo de televisão para o programa partidário não será empecilho para a candidatura. “Isso não irá nos desanimar. Nossa campanha resgatará os movimentos de antigamente, com a candidatura no meio do povo, sem medo de enfrentar o julgamento popular. Vamos juntos por uma cidade melhor e mais justa para todos.”

O prefeito de Maranguape, George Valentim, veio render solidariedade ao camarada comunista. “Fortaleza merece um gestor com compromisso e capacidade para levantar esta cidade. Assim como em Maranguape, nossas campanhas têm o compromisso de superar as dificuldades trabalhando com o ‘pé no chão’, em aliança com o povo e com o compromisso de realizar uma gestão de qualidade que transforme esta na maior capital deste país.”

Carlos Felipe, prefeito de Crateús, destacou que Inácio e Lopes não sairão sem apoio. “Estes dois grandes homens saíram do coração do povo, por isso não estarão sós. Tenho certeza de que Inácio será o melhor prefeito que Fortaleza já teve, porque ele tem compromisso com as pessoas e com a cidade. Sua trajetória de vida comprova isto. Vejo o brilho nos olhos dele cada vez que fala sobre Fortaleza e será este amor que o levará a vitória em outubro.”

“Força que vem do povo”

Emoção. Foi com esta palavra que Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), presidente estadual do PCdoB/CE. definiu o sentimento de presenciar tamanha festa em apoio a Inácio e Lopes. “Eu que, junto com Luis Carlos Paes, participei de todos os encontros de articulação, por muitas vezes fui levado a refletir de onde vinha tamanha força e convicção que Inácio sempre demonstrou. Hoje sei que esta força vem do povo. E esta força hoje se soma a outra que também construiu sua história de aliança com as pessoas. Junto com Chico Lopes, Inácio mostra que não entrega os pontos, que enfrenta desafios e comprova mais uma vez que é junto com as pessoas que se chega mais longe”.

Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB, ratificou o apoio de toda a direção do partido para a candidatura de Inácio Arruda e Chico Lopes. “Nós que fazemos parte da direção do PCdoB não poderíamos ficar ausentes deste ato emblemático da militância comunista. A candidatura de Inácio é uma questão política decisiva, pois demonstra que temos honra, coragem e não fugimos da luta. Inácio Arruda é motivo de orgulho para o nosso Partido”, ratificou. O dirigente do PCdoB também exaltou Chico Lopes como um “companheiro de grande estima”. “Juntos, os dois levarão, com autoridade política, coragem e muita garra, Fortaleza para o lugar de destaque que ela merece.”

Sobre o desafio de manter uma campanha com pouco tempo na televisão, Rabelo foi enfático. “Nossa militância aguerrida está preparada para a batalha. Já provamos que crescemos com os desafios”. Rabelo destacou ainda que, junto com Inácio, o PCdoB irá lançar candidatura em mais seis capitais e em cerca de 30 cidades importantes de médio porte em todo o Brasil. “Comparando com 2008, praticamente quadruplicamos a nossa participação. Nunca antes alcançamos este nível em eleições municipais”, comemorou.

“Inácio não é um candidato inventado”

Conclamando as mulheres para se integrar à campanha de Inácio Arruda e Chico Lopes, a médica Teresinha Braga Monte também enalteceu a trajetória vitoriosa e de luta dos candidatos comunistas. “Mulheres, vamos juntas vibrar e abraçar esta campanha. O PCdoB oferece para Fortaleza dois de seus melhores filhos. Inácio não é um candidato inventado, tem uma história dedicada a esta cidade, conhece seu povo e seus problemas. Chico Lopes também tem grande identidade com as pessoas e sua forma simples agrega muito neste projeto. Nós, mulheres, já demonstramos que também somos de luta. Iremos juntos com vocês de casa em casa, bairro em bairro. Vamos ocupar esta cidade e participar desta grande jornada por Fortaleza, pois esta tarefa também é nossa”, ratificou.

“Aliança permanente com o povo”

Após o anúncio oficial de candidato a vice-prefeito de Fortaleza, Chico Lopes foi aclamado pelo povo. Com sua simplicidade e compromisso com as pessoas, ele saudou as mulheres e os homens presentes na convenção. “Fomos nós, homens e mulheres, que elegemos um operário presidente da República e agora vamos levar um homem do povo para a Prefeitura de Fortaleza. Somos nós, homens e mulheres, que sabemos a importância de uma escola de qualidade, que esperamos por atendimento digno nos postos de saúde e que ficamos horas a espera de transporte público. Junto com Inácio, queremos mudar esta cidade e transformá-la num lugar melhor de se viver.”

Chico Lopes também abordou o tempo de televisão que a campanha irá dispor. “Se fosse por isso, há alguns anos os comunistas não faziam campanhas. Vamos juntos com a nossa militância debater, convencer, apresentar propostas e trazer o povo para a nossa candidatura”.

Lopes destacou ainda características que um gestor deve ter para administrar a capital cearense. “As pessoas precisam é de gente séria, de um gestor que saia da propaganda e faça as coisas acontecerem. O povo não é burro e não aceita ser manipulado. Já passei por coisas piores e tenho certeza de que, juntos, vamos reerguer Fortaleza. Nosso grande segredo é a aliança permanente com o povo”, ratificou.

“Homem da luta do povo”

“Este é um dia para ficar marcado na minha vida”. A emoção e o compromisso de lutar por uma cidade melhor deram o tom do discurso de Inácio Arruda. Em aliança com a família, os amigos, a militância e, principalmente com o povo, o candidato a prefeito ratificou: “Sim, nós topamos o desafio de disputar, ganhar e governar Fortaleza”.

Assim como o ex-presidente Lula, Inácio também se apresenta como opção popular para a disputa. Vindo dos movimentos sociais, ele também conheceu, aprendeu, lutou e superou desafios. Líder comunitário, primeiro presidente da Federação de Bairros e Favelas, vereador, deputado estadual, deputado federal e um dos mais destacados senadores da República, Inácio tem inúmeros projetos que beneficiam Fortaleza, dentre eles recursos para serem investidos no Turismo, projeto de reurbanização do Rio Maranguapinho, que foi escolhido para ser executado como obra do PAC, relatoria do Estatuto das Cidades, dentre outros.

Citando o poeta Carlos Drummond de Andrade, o comunista destacou o desafio de encabeçar a disputa para a Prefeitura de Fortaleza. “Se fosse fácil ele não falaria que tinha uma pedra no meio do caminho. E para removê-la decidimos encarar a disputa com garra e coragem. Sabemos que não será fácil, mas mesmo com os desafios estamos dispostos a lutar”, ratificou.

Junto com Chico Lopes, destaca Inácio, o caminho será a defesa do povo. “Nossa bússola será o conhecimento que temos da cidade e o diálogo com os diversos setores da sociedade.”

Compromissos

Melhorias na Educação e na Saúde foram compromissos assumidos por Inácio e Lopes na convenção que homologou seus nomes para a disputa da Prefeitura da capital cearense. “Fortaleza puxa o Ceará para baixo no índice que avalia a qualidade da educação no Estado. É inadmissível que a capital ocupe a posição 183 dos 184 municípios cearenses. Nosso compromisso é que, na nossa administração, ela salte para o primeiro lugar.”

Na saúde, Inácio destacou a atuação do secretário de Saúde Arruda Bastos e do deputado federal João Ananias, que implantaram, junto com o governador Cid Gomes, um novo modelo de gestão em todo o estado. “Queremos ampliar este atendimento de qualidade também em Fortaleza. Iremos lutar para garantir uma Policlínica em cada Regional e ainda viabilizar mais Unidades de Pronto Atendimento 24h na capital. Sabemos como fazer e assumimos aqui este compromisso.”

Desafio de avançar

Para Inácio Arruda, Fortaleza não acompanha o ritmo de crescimento que o Nordeste e o país têm alcançado com o progresso iniciado ainda no governo Lula e com a continuidade na gestão da presidenta Dilma. “Nossa cidade precisa avançar. É sentimento de todos que não estamos no mesmo ritmo nem acompanhando o crescimento do país. Precisamos passar a marcha e acelerar.”

“Confiamos no povo de Fortaleza”

Bem humorado, Inácio relembrou que, ao longo deste período de articulações, ele foi muitas vezes questionado se abriria mão da candidatura. Dentre os principais entraves, a falta de apoio de outros partidos e o reduzido tempo que a campanha terá na televisão. “Perguntavam se eu era doido de, mesmo assim, ainda insistir na candidatura. E eu respondia que sim, sou doido por Fortaleza e quero fazê-la funcionar com seriedade e inteligência.”

Inácio enumerou argumentos que não o fizeram desistir. “Primeiro, as pessoas não iriam entender por que eu e Chico Lopes poderíamos desistir e voltar as costas aos anseios do povo. Não somos homens de fugir de desafios. Em segundo lugar, temos um projeto viável para esta cidade, discutido e elaborado com a sociedade, ouvindo o povo e respeitando seus anseios. Temos ainda uma militância aguerrida, sem igual, que abraça a nossa candidatura e nos apoia sem medidas. Acrescente-se a isso, o ótimo relacionamento que mantemos com diversos setores da sociedade, aglutinando forças e opiniões que somam ao nosso projeto de cidade.”

Empolgado com a força da campanha, Inácio reiterou. “Confiamos no povo de Fortaleza e agora é a nossa vez. Estou convicto de que vamos reerguer esta cidade e chegou a hora da mudança. Conto com cada um de vocês para, juntos, caminharmos firmes e fortes rumo à vitória.”

Mais

Aproximadamente mil e seiscentas pessoas participaram do processo de debates que antecedeu a convenção do PCdoB em Fortaleza.

Das cerca de 80 assembleias de base realizadas, foram eleitos(as) 150 delegados(as) que participaram do encontro deste sábado.

Só de filiados, mais de mil pessoas contribuíram com os debates.

Foram realizadas dezenas de plenárias distritais, que representaram atos de mobilização de apoio à candidatura de Inácio Arruda e Chico Lopes.

O PCdoB também sairá com chapa própria nas eleições proporcionais. Ao todo, serão 62 candidatos que disputarão cargo de vereador em Fortaleza.

Durante a manhã, a convenção do PCdoB em Fortaleza ficou entre os assuntos mais comentados nas redes sociais. Dos dez principais temas discutidos pelo twitter, três faziam referência à candidatura comunista.

De Fortaleza,
Carolina Campos

Fotos: Jelbes Lima

Leia também:

Militância: Campanha de Inácio será de muito trabalho