Coligação "Unidos por Timon" tem 12 partidos aliados

 

Conferência Luciano Leitoa, Timon (MA)


Enquanto os concorrentes protagonizaram fiascos em suas convenções desprovidas de povo e lideranças políticas de fora, a coligação “Unidos por Timon”, formada por 12 partidos, promoveu um ato público apoteótico – na opinião de todos os oradores – na tarde-noite de sábado (30), no Time Clube, localizado na avenida Luis Firmino de Sousa, bairro Mutirão, na periferia de Timon. Mais de seis mil pessoas superlotaram as dependências do clube e tomaram a avenida e as ruas laterais. Não havia vaga de estacionamento num raio de dois quilômetros.

A convenção das oposições unidas, formada por 12 partidos e que lançou a candidatura a prefeito do deputado Luciano Leitoa (PSB) e a vice do médico Danísio Marabuco (PCdoB), sem nenhum trauma com o verificado nos adversários, além do público foi destaque também no quesito “presença” de autoridades de fora que vieram prestar apoio.

Com direito a muitos aplausos fizeram parte da mesa de honra do palanque e da palavra o presidente da Embratur e maior líder político da oposição no Maranhão, Flávio Dino(PCdoB), os deputados federais Simplício Araujo (PPS) e Weverton Rocha (PDT); os deputados estaduais Rubens Júnior (PCdoB), Cleide Coutinho (PSB), Othelino Neto (PPS); a prefeita de Matões, Suely Pereira(PSB); o candidato a prefeito de Caxias, Leonardo Coutinho(PSB), dentre outros.

Cada um dos candidatos a vereador de todos os partidos coligados foram apresentados, na seguinte ordem: PDT – presidido por Dolival Pereira, com 26 candidatos a vereador, sendo 8 mulheres; PPL – presidido por Maurício Silva, com 3 candidatos a vereador; PPS – presidido por Lino Mendes, com 26 candidatos a vereador; PSDB – presidido por Rafael Rodrigues, com 21 candidatos a vereador, sendo duas mulheres; PTC – presidido por Marco Lago, com 11 candidatos a vereador, sendo duas mulheres; PSB – presidido por Norberto Bezerra, com 21 candidatos a vereador, sendo sete mulheres; PCB – presidido por Marcos Igreja, com 11 candidatos a vereador, sendo duas mulheres; PSDC, com oito candidatos, sendo uma mulher; PCdoB – João da Gráfica, não definiu ainda a quantidade de candidatos a vereador; PRTB – Robério Cantalice, com quatro candidatos a vereador, sendo uma mulher; e PHS – Samuel de Campos, com cinco candidatos a vereador, sendo uma mulher. O décimo segundo partido, o PEN, está em processo de registro e deve lançar candidato também em coligação com PTC, PCB, PPL e PHS. Isto dá mais de 160 candidatos a vereador da coligação Unidos por Timon.

Depois da apresentação dos presidentes de partido e dos candidatos a vereador, foi apresentado um emocionante vídeo-documentário sobre as “idas e vindas” do saudoso governador Jackson Lago a Timon. Apesar das autoridades presentes, quem acabou roubando a cena da principal atração foi a ex-primeira dama Dona Beta, mãe do candidato Luciano Leitoa. É que Dona Beta está sofrendo de uma doença rara que prejudica os seus movimentos. Ela foi aplaudida de pé por todos os da mesa e pela multidão, pelo esforço que fez para chegar ao palanque.

Falaram, pela ordem, os seguintes oradores, destacando o tamanho da convenção e a certeza da vitória de Luciano em 7 de outubro próximo: deputado estadual Rubens Júnior (PCdoB); Leo Coutinho (PSB), candidato a prefeito de Caxias; Cleide Coutinho (PSB), deputado estadual; Othelino Neto (PPS), deputado estadual; Simplício Araújo (PPS), deputado federal; Suely Pereira (PSB), prefeita de Matões; Chico Leitoa (PDT), ex-deputado federal e estadual e ex-prefeito de Timon; Weverton Rocha (PDT), deputado federal; Danísio Marabuco (PCdoB), candidato a vice-prefeito; Luciano Leitoa (PSB), candidato a prefeito e o presidente da Embratur, Flavio Dino (PCdoB), aclamado pelos oradores como o próximo governador do Maranhão.

Fontee: Blog do Edmundo Moreira