Bahia é aplaudida no Fórum de Secretários das Sedes das Copas

Durante o Fórum de Secretários das Sedes da Copa 2014, o secretário Estadual para Assuntos da Copa (Secopa), Ney Campello, sugeriu que as sedes realizem eventos de exibição dos jogos na Copa das Confederações, nos moldes do FAN FEST que ocorrerá em 2014, com o caráter de evento teste. A proposta foi aprovada por unanimidade e será encaminhada à FIFA. Ao final do encontro, a Bahia foi aplaudida pela confirmação do sorteio final dos jogos no complexo de Sauípe.

Realizado na última sexta-feira (29/6), no Palácio Bandeirantes, em São Paulo, o evento teve o intuito de debater importantes temas vinculados à Lei Geral da Copa, a exemplo dos impactos da mesma nas legislações locais, FIFA FAN FEST, estruturas temporárias e voluntariado. O Fórum dos Secretários foi criado na Bahia, em 2010. O 5º Fórum será realizado em Brasília, no mês de setembro.

A abertura do 4º Fórum contou com as presenças do ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB), que parabenizou a iniciativa dos secretários de constituírem o Fórum, observando que "o sucesso da Copa de 2014 depende do êxito de todas as cidades-sedes, que devem prosseguir com a maior integração possível e intercâmbio dos temas preparatórios do evento".

Durante o evento, os secretários manifestaram concordância com o cumprimento dos acordos de comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios durante as competições e de garantia de meia-entrada para estudantes e idosos, recomendando aos governos locais que adequem suas legislações ao que dispõe o texto legal aprovado e sancionado pela presidenta Dilma.

Em relação às festas de exibição dos jogos, o Fórum buscará maior detalhamento junto à FIFA. Quanto ao overlay (estruturas temporárias) que serão instaladas nas duas competições, o Fórum aguarda as especificações por parte da FIFA, e por sugestão da Secopa/Bahia será solicitado ao Governo Federal que apóie o financiamento dessas instalações.

Para o tema de Voluntariado, os secretários pleiteiam critérios uniformes de seleção do público de voluntários e acesso ao banco de dados da FIFA. A representação de São Paulo propôs fazer da Copa das Confederações um observatório para todas as sedes desenvolverem experiências que colaborem para um êxito ainda maior em 2014.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Secopa