Deputado elogia decisão do Mercosul  

O deputado Dr. Rosinha (PT-PR), vice-presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul), classificou como “necessária e correta” a decisão dos chefes de estado do Mercosul (Brasil, Argentina e Uruguai), anunciada na sexta-feira (29), de suspender o Paraguai do Mercosul até a realização das próximas eleições presidenciais previstas para abril de 2013. E também elogiou a aprovação do ingresso da Venezuela.

“Foi uma suspensão política, sem afetar os acordos e sem prejudicar o povo paraguaio e para que eles não sejam vítimas. Então, foi correta a decisão”, ressaltou o petista.

Leia também: Mercosul suspende Paraguai até eleição e incorpora Venezuela

O parlamentar também elogiou a decisão do bloco de aprovar o ingresso da Venezuela no bloco econômico. “A Venezuela foi aprovada pelos três Países do Mercosul, menos pelo Paraguai. No momento em que ele (Paraguai) está suspenso, não tem que fazer restrições . Foi uma boa decisão dos presidentes do Mercosul”, avaliou Dr. Rosinha.

O parlamentar petista adiantou que ainda em julho o Parlasul deverá se reunir para um debate sobre a possibilidade da entrada da Venezuela no Parlamento do Mercosul. “O que daria uma nova correlação de forças”, disse Dr. Rosinha.

As medidas contra o Paraguai são uma resposta ao processo de impeachment do presidente Fernando Lugo, ocorrido na semana passada e que foi repudiado pelos países sul-americanos. Segundo a resolução da Cúpula do Mercosul, a suspensão não diminui o compromisso do bloco com o desenvolvimento econômico do Paraguai.

“De acordo com o estabelecido no protocolo, a plena vigência democrática é condição essencial para o processo de integração", diz a resolução da cúpula.

Fonte: Informes PT