Osmar participa de estratégias para lidar com orçamento de 2013

Deputados poderão fazer evento para discutir melhor estratégia para lidar com a crise da água no Estado do Piauí.

A bancada federal piauiense se reuiu nessa terça-feira, 03, para tratar de uma avaliação da questão das emendas encaminhadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias, LDO, e dos os pleitos encaminhados neste primeiro semestre, porém acabou cuidando mais do que virá no orçamento de 2013.

O encontro se deu na sala de reuniões da Terceira Secretaria do Senado Federal – contou com a presença dos três senadores e da maioria da bancada de deputados. 

“Gostaria de fazer aqui um depoimento. Estou aqui há um bom tempo e convivi por muitos anos com um bom coordenador da bancada (federal do Piauí), o deputado Mussa Demes (DEM). Agora, estamos convivendo com um coordenador que faz um bom trabalho, faz uma ata e presta contas”, disse o senador petista, se referindo ao senador João Vicente Claudino, que afirmou só cumprir o trabalho. “Estamos aqui cumprindo nossa tarefa”, disse confiante e sorridente. Mais adiante, JVC, disse à Política Real que seu estilo era o “que aprendi, o estilo de empresário”, disse. João Vicente estava rodeado de apoiadores como o senador Ciro Nogueira(PP), que não costuma participar dessas reuniões, e o deputado Marllos Sampaio(PMDB), já famoso por sua postura mais dura e provocativa durante esses encontros. O PP e o PMDB apóiam o candidato do PTB em Teresina, que terá o PT de Wellington Dias como um dos principais candidatos na luta para chegar ao segundo turno de uma disputa onde o PSDB, hoje favorito.

PONTO ALTO – Sobre a reunião em si, os destaques forem as colocações feitas pelos deputados Jesus Rodrigues(PT) e o Júlio César(PSD). Rodrigues defende que se realize um seminário, que poderá ser em Brasília ou no Piauí, com todos os agentes públicos ligados a questão dos recursos hídricos e segurança hídrica, como Dnocs, Codevasf, Ana, CPRM e órgãos do Governo do Piauí , para que eles apresentem os programas prioritários para o Estado e que a bancada federal iria encampar os mais prioritários.

O deputado Júlio César, especialista na questão orçamentária, sugeriu que a bancada procurasse o quanto antes a ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relaçòes Institucionais, SRI, para que se definisse o que é prioritário no escopo de saúde e educação que possa ser liberado, em emendas de bancada, para o Piauí. Ele defendeu que se faça uma reunião com a titular do Ministério do Planejamento, Miriam Belchior, – visto que o Governo Federal já trabalha no OGU 2013 – para que ela defina o que é estratégico e com isso a bancada federal se adéqüe a melhor forma. Neste momento, o senador Wellington Dias sugeriu que o caminho inicial seriam os ministérios onde o Estado tem maior interesse. O senador Ciro Nogueira lembrou que o Planejamento costuma cortar e que seria bom procurar os Ministérios.

O deputado Osmar Junior (PC do B) se disse preocupado com esta questão da adminisração política das emendas, pois setores da mídia divulgavam que a bancada federal estaria sendo fraca ao não conseguir bom resultados nesta questão da liberaçào de recursos. O deputado Júlio César ao informa que o Estado não tinha conseguido empenhar nenhuma emenda de bancada neste ano informou que no ano passado a média de empenho das emendas de bancada foi de 15% e que o Piauí chegou a 9%. O deputado Marcelo Castro(PMDB) disse que esta questão não era um problema só do Piauí mas de todo o Congresso Nacional.

Ficou acertado que a bancada federal vai tentar agendar com os Ministérios de maior interesse, como Integração, Saúde, Educação, com o ministro Edison Lobão, das Minas e Energia, para tratar dos leilões de hidroelétricas e de gás petrólio e com a ministra Ideli Salvatti, SRI. Ficou acertado que no lugar do seminário proposto pelo petista Jesus Rodrigues serão oficiados os órgãos para que eles enviem informações estratégicas sobre recursos hídricos no Piauí.

PRESENÇA – Atenderam a convocação do senador João Vicente Claudino(PTB), além dos senadores W.Dias(PT) e Ciro Nogueira(PP) -, os deputados federais Júlio César Lima(PSD), Marcelo Castro(PMDB), Jesus Rodrigues(PT), Paes Landim(PTB), Marllos Sampaio(PMDB) e Osmar Junior(PC do B).

Do http://www.politicareal.com.br com edição.