Posto de atendimento às vítimas de violência doméstica no Paranoá

A Subsecretaria de Proteção às Vítimas de Violência, da Secretaria de Justiça, inaugura nesta quinta-feira, às 15h, na 6ª Delegacia de Polícia, no Paranoá, o primeiro posto do Pró-vítima fora do Núcleo de Atendimento, que funciona na 114 Sul, no Plano Piloto.

De acordo com a subsecretária Valéria de Velasco o objetivo da parceria com a Polícia Civil, é agilizar o atendimento, já no ato do registro da ocorrência. "Mas principalmente humanizar o atendimento às vítimas, que já chegam em situação constrangedora e de humilhação", afirma.
O posto contará com funcionários da subsecretaria, especializados nesse tipo de demanda. "Quem está em uma situação dessas já está fragilizado e precisa se sentir amparado, cuidado, e nossa equipe está preparada para passar isso às vítimas", explica Valéria.
Todos os tipos de violência
No local, serão atendidas vítimas de ocorrência de tentativa de homicídio, roubo com restrição de liberdade (sequestro-relâmpago), cárcere privado, violência doméstica, no trânsito e sexual, entre outros delitos.
Além do posto, será inaugurada a Biblioteca do Rabicó, mais uma parceria entre a Subsecretaria Pró-vítima, 6ª DP e Rede Gasol. Essa será a quarta biblioteca no DF e segunda no Paranoá – a primeira recebeu o nome de Cuca. As outras duas, D. Benta e Visconde de Sabugosa, funcionam na 114 Sul.
Em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, todas as bibliotecas são batizadas com personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo.