São Raimundo Nonato é a Capital da Arqueologia do Piauí

 Cidade ganha reconhecimento oficial como "presente" pelo seu aniversário de 100 anos

O município de São Raimundo Nonato, localizado no Sudoeste piauiense, completou, no último dia 26 de junho, 100 anos de fundação. No seu centenário, o governador Wilson Martins resolveu conceder à cidade um grande presente, sancionando uma lei que declara São Raimundo Nonato como Capital da Arqueologia do Piauí.

Cidade localizada 580 quilômetros ao Sul da capital Teresina, São Raimundo Nonato é internacionalmente conhecida por sediar o Parque Nacional Serra da Capivara, denso em sítios arqueológicos repletos de pinturas e gravuras rupestres pré-históricas.

Os seus quase 750 sítios arqueológicos fazem do Parque Nacional Serra da Capivara a área de maior concentração de sítios pré-históricos do continente americano e levaram a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a declará-lo Patrimônio Cultural da Humanidade.

Os artefatos encontrados no Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, dão conta da existência do homem no continente americano há 50 mil anos. Alguns desses artefatos podem ser vistos no Museu do Homem Americano, localizado dentro do parque.

A Lei nº 6.224, de 26 de junho de 2012, que declara São Raimundo Nonato Capital da Arqueologia do Piauí, é de autoria do deputado estadual Fábio Novo.