Venezuela deve ter base para lançar satélites de pesquisa

O governo venezuelano pretende construir uma base de lançamento de satélites de pesquisa em parceria com a Belarus, informou nesta quarta-feira (04) o embaixador do país sul-americano em Minsk, Américo Díaz Núñez. Durante a coletiva de imprensa na capital bielorussa, o diplomata afirmou que o projeto será realizado no estado de Aragua e tem como único objetivo colocar em órbita satélites de pesquisa.

Núñez assegurou que o país não tem intenção de lançar foguetes militares desta base. Ele também destacou a assistência da China no projeto: “Os satélites são fabricados atualmente na China, mas já entramos em um acordo para que sejam montados na Venezuela”.

A parceria ainda inclui a construção de uma usina térmica no estado venezuelano de Barinas. O projeto será financiado pela China e deve custar cerca de 900 milhões de dólares. A tecnologia da central elétrica será oferecida pela Belarus.

Segundo o diplomata venezuelano, a usina “será construída em três anos, entre 2012 e 2015, na zona industrial de Santa Inês”. O presidente bielorrusso visitou a Venezuela na semana passada, quando se reuniu com o presidente Hugo Chávez para consolidar as relações de cooperação entre as duas nações.

Fonte: Opera Mundi