Assinada minuta da Política de Atenção à Saúde da População Negra

Os secretários estaduais da Saúde (Sesab), Jorge Solla, e da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Elias Sampaio, assinaram nesta segunda-feira (9/7), a minuta sobre a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da População Negra, elaborada pelo Comitê Técnico Estadual de Saúde da População Negra.

Composto por membros do governo do Estado da Bahia e de diversos segmentos e instituições da sociedade civil, o Comitê tem entre seus objetivos formular, sistematizar, apoiar, monitorar e avaliar a referida política.

A apresentação da minuta foi realizada pelo coordenador do Comitê, Antônio da Purificação, que trouxe o tema “Saúde da População Negra: Uma questão de Equidade”. Das ações apresentadas, o secretário Jorge Solla destacou a inclusão da investigação da doença falciforme no pré-natal, através da Rede Cegonha, e o combate da discriminação contra a população negra dentro do serviço de saúde.

A Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da População Negra está em consonância com a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, que inclui ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção dos agravos nas doenças mais prevalentes na população negra.

Além disso, a iniciativa atua na promoção da gestão participativa, participação popular e estímulo ao controle social, produção de conhecimento e formação e educação permanente para trabalhadores de saúde com o intuito de promover a equidade em relação à saúde da população negra.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Sesab