Fabiana Farias: 90 Anos do Partido Comunista do Brasil

O texto a seguir foi o 2º colocado no 2º Concurso Literário Marxista cujo tema era os 90 anos do PCdoB. O concurso é uma iniciativa do PCdoB de Fortaleza, através da Secretaria de Formação.

Eis que diante das dificuldades surge a centelha da esperança, nascida da vontade de transformação, de construir uma sociedade mais justa e igualitária, de fazer com que os semelhantes sejam respeitados, participando do crescimento e desenvolvimento sem exclusões. Nós os comunistas, quantas e tantas vezes fomos perseguidos, torturados, tendo o direito de expressão privado, por discordar, questionar o sistema em vigor? Quantas vezes tentaram calar a voz daqueles que nos antecederam, com as mais violentas ciladas no intuito de impedir o progresso.

É claro perceber a razão de tais violências, tendo como exemplo os meios de produção existentes até então: O primitivo, que era para a subsistência. O escravista, onde vemos a exploração do homem pelo homem. O feudal, em que o poder estava nas mãos de quem tinha terra, senhor versos servos. Chegando ao capitalismo que estimula o consumo desnecessário de bens, e há uma definição do patrão versos empregados, sendo detectada em todas as classes sociais, onde o patrão é o dono do meio de produção e fica com a maior parte do lucro adquirido, ainda que o empregado seja fundamental para o produto final alcançado, essas razões são suficientes para que a população se organize para mudar tal situação, no entanto a maioria dos que detém as melhores condições, que retém privilégios querem permanecer no poder, as idéias dominantes são idéias da classe dominante, uma das formas mais comuns é deixar o povo alheio aos fatos que ocorrem na história, portanto um grupo de pessoas organizadas com objetivo de esclarecer e organizar a classe operária não seria bem aceito, porque com essa mobilização coletiva a classe ganharia forças que influenciariam na tomada de decisão, alterando o quadro de forma significativa, certamente dando outro tratamento aos menos beneficiados.

O PCdoB chega para fazer diferente, para nortear os acontecimentos, um partido que irradia história preservando sua identidade comunista tendo por base o marxismo-leninismo no auge dos seus 90 anos está em pleno vigor, pois a sua ideologia é sólida e fundamenta a derrubada do capitalismo lutando pela instituição do socialismo e o comunismo, aberto a todas as opiniões, porém optando pela decisão do senso comum, um partido de crítica e auto crítica, que reconhece erros cometidos, e se elabora estrategicamente para não repeti-los, sendo assim erramos juntos e acertamos juntos, afinal melhor errar junto do que acertar sozinho. Munido de um Programa Socialista, busca contribuir para as mudanças necessárias visando o bem comum, mostrando atitudes que possam ser adotadas diante das adversidades, injetando ânimo e oferecendo possibilidades a sociedade, propiciando maior envolvimento nas organizações, trazendo a tona o desejo de participar ativamente do processo de mudança, percebe que não existe um modelo de revolução a ser seguido, é um processo que depende da realidade vivida momentaneamente, de como as situações são colocadas.

Possui a Escola Nacional de Formação que é formadora de seus militantes, pessoas que se identificam com a causa, que saem com outra visão, com poder de formar opiniões, disseminar idéias, questionar atitudes, dispostas a também contribuir para a mudança, percebendo que são responsáveis para que esta aconteça, enfim faz com que esses sejam protagonistas da história dando um retorno positivo ao meio em que vivem. A virtude está em educar a população, organizá-la fazendo com que suas ações sejam direcionadas, causando efeito e visando alcançar o objetivo almejado.

Dispõe de informativos como a classe operária, direcionada a operários tem a idéia de esclarecer os fatos atuais e despertar essa classe a lutar por seus direitos, oferece um portal atualizado constantemente onde as informações são disponibilizadas a serem acessadas. É extremamente popular em virtude de poder reunir bases em qualquer lugar, desde que esta seja fundamentada em seus ideais, incentivando uma discussão sadia e pró-ativa das ações a serem realizadas para transformar o quadro ali existente.

Esse é sem dúvida o aniversário mais empolgante do qual já participei, que me trouxe mais esperança e forças para continuar a construir coletivamente. Parabéns à todos(a) os(a) camaradas que fazem o Partido Comunista do Brasil, por todas as conquistas, pelo grito que se fez ouvir, pela disposição a mudança, pela luta em busca de uma melhor qualidade de vida da população, diversas vezes tão alheia a realidade. É tempo de reafirmar nossos valores e princípios de usar aquilo que alcançamos até então, como argumento de que há uma saída, que a sociedade tem opção de escolha e deve escolher o melhor. Com as desigualdades existentes em nosso país é de grande valia para a população a valorização do ser, como também a idéia de cooperação na construção de uma sociedade justa, e o PCdoB é a alavanca que impulsiona essa idéia de transformação. Hoje colhemos os frutos das sementes que foram semeadas há 90 anos e nos sentimos orgulhosos por fazer parte da história. A população necessita de ânimo, políticas públicas que proporcione avanços, tendo consciência que muito já foi alcançado nessa heróica trajetória, há uma renovação na alma comunista e um senso comum de perseverança. A idéia de revolução toma conta dos movimentos sociais a concretização do socialismo está cada vez mais próxima, nem toda situação revolucionária traz como conseqüência a revolução, pois esta necessita de condições objetivas como também subjetivas, qualquer atitude revolucionária advém de um série anterior de atitudes.

Que como no princípio nossa posição seja firme, nossa presença notada e nossas considerações válidas de reconhecimento e aprovação, uma merecida comemoração em virtude das mudanças realizadas, mas acima de tudo que nossa chama não apague, que as conquistas sejam estímulo diante das dificuldades que possam surgir, o Partido deve crescer e para que isso aconteça são necessárias atitudes de cada militante, colaborador, simpatizante até… Nossa bandeira deve ser hasteada nossa história deve ter continuidade. O comprometimento deve ser a construção de algo maior, onde nossas futuras gerações viverão. A valorização do ser acima do ter, exatamente ao contrário do que vivemos hoje, um país com divisões injustas, onde há uma má distribuição de renda. Com a luta do povo para o povo se abrem novas possibilidades, ele pode modelar sua história. Atualmente encontramos a oportunidade de avançar, a nação necessita de uma esquerda socialista, ousada, determinada a unir o povo para um novo projeto de desenvolvimento. A direção do Partido que vem desempenhando um papel incrível, trabalhando para que o mesmo cresça, minha saudação final. A luta permanece, na certeza de que estamos no caminho certo.

Viva o Partido Comunista do Brasil!


Leia também:
Premiados vencedores do 2º Concurso Literário Marxista