Vacinação: 137 municípios cearenses atingem 95% de cobertura

O Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) indicava na tarde da última sexta-feira (06/07), que o Ceará havia atingido cobertura de 92,95% na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Os municípios administraram 610.346 doses da vacina contra a paralisia infantil em menores de 5 anos em todo o Estado.

O cumprimento da meta de imunização de 95% da população de 656.647 crianças de com menos de cinco anos deve ser confirmada com a conclusão da alimentação do SI-PNI pelos municípios. Pelos dados computados, 137 municípios cearenses haviam cumprido a meta de imunização no último dia da campanha.

Desde 1988 não é registrado nenhum caso da doença no Ceará. No ano de 1994, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A campanha de vacinação contra a paralisia infantil é para assegurar que o Brasil fique livre de circulação do poliovírus selvagem, já que o país não apresenta casos da doença há 23 anos. Embora não haja circulação do vírus no Brasil, neste ano, 16 países registraram casos de paralisia infantil e, em três deles, a doença é endêmica: Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Por isso, para evitar a reintrodução do vírus no Brasil, é fundamental a manutenção da vacinação.

O Ministério da Saúde antecipou que não vai haver prorrogação da campanha, já que todos os municípios estão abastecidos com o medicamento para a vacinação de rotina. Qualquer criança que não tenha sido vacinada deverá ser levada pelo responsável aos postos de saúde, porque poderá ser vacinada mesmo após o fim da campanha nacional.

Fonte: Sesa