Estudantes exigem meia entrada na ExpoCrato

Os estudantes estão sendo lesados por não terem seu direito garantido por lei de pagar meia entrada nos shows e nos parques de diversão da Expocrato, um dos maiores eventos de exposição de animais e produtos derivados do Ceará. O evento que começou no último domingo (08/07) terá, durante uma semana, apresentações de shows de grandes nomes da música nacional, dentre eles Ivete Sangalo e da dupla Zezé de Camargo & Luciano.

Além de existir uma lei municipal no Crato que beneficia os estudantes, existe a Lei Estadual Lei nº 12.302, de 17 de maio de 1994, de autoria do atual Senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), então deputado estadual. O documento determina que “fica assegurado o abatimento de cinquenta por cento (50%) do valor efetivamente cobrado para o ingresso em casas de diversões, de espetáculos teatrais, musicais, circenses em casa de exibição cinematográfica, similares das áreas de cultura e lazer do Estado do Ceará, aos estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino de primeiro, segundo e terceiro graus, existentes no Estado do Ceará (Art. 1º.)”.

De acordo com o presidente da União dos Estudantes do Crato (UEC), Gabriel Andrade, várias entidades estão unidas para fazer valer o direito dos estudantes. Além da UEC, a Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (ACES) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) estão mobilizadas para garantir o cumprimento da Lei. Gabriel Andrade destaca ainda que o Ministério Público já foi acionado. Dirigentes da entidade estadual e nacional estarão no Crato para tentar mobilizar os estudantes e a opinião pública para fazer com que a lei seja cumprida.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações da União dos Estudantes do Crato)