Arena Fonte Nova sedia ato público sobre trabalho seguro

A Arena Fonte Nova será palco do Ato Público em Defesa do Trabalho Seguro na sexta-feira(13/7), às 10h. O evento, promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-5), contará com a presença do presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, do ex-capitão da Seleção Brasileira, Cafu, da cantora Margareth Menezes e de representantes de entidades que apoiam a iniciativa.

O projeto acontece em todos os estádios em obras para a Copa do Mundo 2014 e já passou por Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Natal, Brasília e agora, Salvador. No entanto, a ação desenvolvida na Arena Fonte Nova se destaca por um diferencial.

“Salvador foi a primeira cidade que desenvolveu, antes do ato público, um programa planejado de conscientização e informação sobre prevenção de acidentes, direitos e deveres dos trabalhadores, prevenção do uso de drogas e outros temas importantes”, ressalta a juíza do Trabalho e presidenta da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Bahia – 5ª Região, Ana Cláudia Scavuzzi.

O programa a que a juíza se refere é o Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), que levou conhecimento e informação aos trabalhadores da Arena Fonte Nova nos últimos dois meses, durante o Treinamento Diário do Trabalho (TDT), ocorrido às quintas-feiras, em sete edições, no canteiro de obras da arena.

Nos encontros, foram ministradas palestras, distribuídas cartilhas sobre prevenção de acidentes, além da transmissão de vídeos e apresentação de esquetes teatrais.

De acordo com o ministro João Oreste Dalazen, o ritmo acelerado das obras relacionadas com a Copa do Mundo pode contribuir para um aumento de ocorrências. “Quanto maior a rapidez, maior é o receio de que haja negligência na execução do trabalho e, por conseguinte, um maior número de acidentes de trabalho. É também uma das razões que nos levou a essa mobilização”, frisa Dalazen.

No evento de encerramento do programa, além do discurso do ministro do TST, haverá a exibição de vídeos, distribuição de materiais informativos e sorteios de camisas oficiais da Seleção Brasileira para os trabalhadores, que foram doadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e serão autografadas por Cafu.

De acordo com o presidente da Arena Fonte Nova, Dênio Cidreira, “durante todos os encontros realizados na obra da Fonte Nova, os 3 mil colaboradores tiveram um aprendizado que levarão por toda sua vida profissional”.

Fonte: Secopa-BA