Trabalhadores da Chesf no Ceará decretam greve

Trabalhadores da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) no Ceará decretam greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (17). A decisão foi tomada na última sexta-feira (13) em Assembleias realizadas pelo Sindicato dos Eletricitários do Estado do Ceará (Sindeletro) em Fortaleza e Milagres.

Em todo o Brasil, o movimento já tem início na segunda-feira (16) com a participação de 27 mil eletricitários das 14 empresas de geração, transmissão e distribuição de energia, vinculadas ao Sistema Eletrobras.

As principais reivindicações da categoria são melhorias no Plano de Cargos e Remuneração, Valorização da Categoria, Ganho Real, Plano de Saúde extensivo aos aposentados, Renovação das Concessões do Setor Elétrico e participação nos Lucros da Empresa. Com o tema “A energia do Brasil está em nossas mãos”, a campanha salarial dos eletricitários teve início em abril deste ano com a apresentação das pautas do Acordo Coletivo dos Trabalhadores (ACT) 2012/2013.

As rodadas de negociação com o governo começaram em maio e seguiram até a última quarta-feira (11), quando o governo mais uma vez decepcionou a categoria, não apresentando nenhuma mudança na sua última proposta. Simplesmente, manteve o ACT e ofereceu reajuste salarial de apenas 5,1%, muito abaixo dos 10,73%, reivindicados pelos eletricitários. Diante do posicionamento irredutível do governo, a greve continua sendo o instrumento legal na luta dos trabalhadores. “Depois de 20 anos sem decretar greve por tempo indeterminado, os eletricitários entenderam que não haveria outra forma de enfrentar a Eletrobras que se mostra intransigente em negociar e não oferece nada além do reajuste da inflação”, explica Fernando Avelino, presidente do Sindeletro.

A expectativa da categoria é de que o governo reveja sua posição e se mostre aberto para negociar com os trabalhadores. “Nada justifica que a Eletrobras, com um lucro de mais de R$ 2 bilhões, não queira apresentar proposta de ganho real para os trabalhadores”, atenta Fernando Avelino. Na manhã desta segunda-feira (16), o Sindeletro convoca os trabalhadores da Chesf para Assembleia de avaliação e mobilização do movimento, na sede da empresa (GRN) em Fortaleza e no escritório da Divisão de Manutenção de Milagres (DRMM),.

Edital de aviso de greve (pdf)

Fonte: Sindeletro