Greve das Universidades: Professores realizarão nova Assembleia

Na próxima quinta-feira (19/07), os docentes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) irão avaliar, em Assembleia Geral Extraordinária que será realizada às 14h no Auditório do Centro de Ciências do Campus do Pici, a proposta de reestruturação da carreira docente apresentada pelo Governo Federal na última sexta-feira (13/07).

Na manhã desta terça-feira (17/07), cerca de 180 professores compareceram ao Auditório da Reitoria para reunião do Comando de Greve. Na ocasião, eles conheceram e criticaram a proposta do governo. Em todas as falas houve uma rejeição nítida à proposta.

A próxima reunião do GT de Carreira com o governo está marcada para o dia 23 de julho, quando PROIFES-Federação, ANDES-SN e SINASEFE apresentarão suas avaliações, críticas e reformulações da proposta do Governo Federal. Atualmente, 57 universidades federais estão em greve.

Segundo a ADUFC-Sindicato, a proposta do governo não condiz com o que foi alardeado pela mídia. Apenas 10% dos professores terão o reajuste de 40% anunciado pelo governo e, o mais grave, somente em 2015. Além disso, professores com mestrado, ou graduação terão o poder aquisitivo de seus salários reduzido, caso a proposta seja acatada.

O PROIFES-Federação, entidade que representa a ADUFC-Sindicato nas negociações, continuará pressionando o governo a iniciar o pagamento reajustado em janeiro de 2013 e a avançar no processo de negociação, de modo que nenhum professor, independente de classe e nível tenha seu poder aquisitivo prejudicado em relação ao salário de julho de 2010.

A avaliação, contribuições e contraproposta da Assembleia da ADUFC-Sindicato serão levadas pelo presidente, Marcelino Pequeno, para a mesa de negociação do dia 23.

Fonte: ADUFC-Sindicato