Protestos marcam último dia de parlamentares europeus no Paraguai

Dia de protestos relacionados com a rejeição à destituição do presidente Fernando Lugo, constituiu o último dia da missão do Parlamento Europeu, no Paraguai, que foi informar-se sobre a situação no país.

Os legisladores receberam uma delegação de trabalhadores do Estado, despedidos de seus cargos, e a delegados de partidos políticos. Entre os manifestantes haviam empregados que entregaram aos deputados europeus um documentro com os casos de mil servidores públicos e trabalhadores demitidos dos seus cargos pelo novo Executivo, ato que qualificaram de perseguição política.
 

Leia também:
Paraguai: Parlamentares europeus se reúnem com movimentos sociais

Depois de escutá-los atenciosamente, um dos visitantes explicou que, ainda que não pudesse tomar posição, pois sua visita era de informação, submeteriam todos os dados entregues nas diferentes instâncias do Parlamento Europeu.
.
Paralelamente, embora longe da capital, o presidente da República, Federico Franco foi objeto de protestos pela visita que realizava ao departamento de Caaguazú, segundo reportou a versão digital do jornal Última Hora.

Os manifestantes, que conseguirarm  atrasar o percurso de Franco,  lançaram consignas solicitando o regresso de Lugo ao cargo para o qual foi eleito.

Também durante o agitado dia foram  interrompidas na rede as páginas do site do Ministério de Fazenda e da agência oficial de notícias IP Paraguai. Os eurodeputados partirão nesta quarta-feira (18) de Assunção .Espera-se que façam algumas declarações à imprensa como encerramento da visita.

Fonte: Prensa Latina