Pútin alerta sobre o risco de guerra interminável na Síria

O presidente da Rússia, Vladimir Pútin, advertiu nesta segunda-feira (23) que a situação da Síria poderá se transformar em uma interminável guerra civil, se o atual presidente Bashar al-Assad for retirado do poder à força.

Após uma reunião com o primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, na cidade de Sochi, o chefe de Estado russo alertou que o atual governo sírio e a oposição apenas trocarão de lugares se acontecer uma destituição institucional do líder governista.

“Não queremos que os acontecimentos evoluam de forma mais sangrenta, a de uma guerra civil que se prolongaria por muitos anos como no Afeganistão", disse Pútin.

Pútin acrescentou que a ordem de atuação, segundo ele, deve ser a seguinte: “parar a violência, estabelecer negociações, buscar uma solução para o conflito, definir as bases constitucionais da futura sociedade e só depois seguir para as mudanças estruturais e não vice-versa; caso contrário acontecerá um caos”.

Ele também destacou que tanto o governo da Síria como a oposição armada devem “organizar o processo de negociações para poder alcançar uma solução de compromisso sobre o futuro da nação”, respondendo sobre que papel Bashar al-Assad deveria desempenhar.

A recente decisão de prolongar por 45 dias o mandato da missão de observadores da ONU na Síria, segundo Pútin, “demonstra que é possível falar de fórmulas de compromissos e acordos universais em benefício do povo da Síria, apesar de algumas divergências sobre o que é essencial e o que é secundário”.

A prorrogação da missão foi votada no Conselho de Segurança da ONU um dia depois que a China e a Rússia vetaram pela terceira vez uma proposta de sanções contra a Síria.

Fonte: Diário da Rússia