Ney Campello rebate críticas a Olívia Santana

Em entrevista ao portal Bahia Notícias, nessa quarta-feira (25/7), o secretário estadual da Copa Ney Campello (PCdoB) saiu em defesa da correligionária Olívia Santana, candidata a vice-prefeita de Salvador na chapa de Nelson Pelegrino (PT). Olívia foi acusada pelo vereador Geraldo Júnior (PTN) de mentir em entrevista ao Jornal A Tarde ao falar das ações na secretaria de Educação do município, quando ela esteve à frente da pasta, no primeiro mandato de João Henrique (PP), em 2005.

Campello foi subsecretário de Olívia no primeiro ano e, depois, assumiu a então Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), permanecendo lá de 2006 a 2007. Entre os pontos polêmicos respondidos por ele, está a criação da matrícula informatizada, que o vereador diz não ter sido implantada na gestão da comunista, e as conquistas da pasta. Confira as declarações do secretário:

“A matrícula informatizada foi toda coordenada por mim, como subsecretário, e teve participação importante do professor Cláudio Silva, que era assessor da secretaria a meu convite, porque fomos colegas de mestrado no curso de administração da Universidade Federal da Bahia. O mesmo ocorre em relação aos reajustes que nós concedemos. Nós trabalhamos e negociamos na mesa, eu, a ex-secretária [Olívia] e a APLB. Depois chegamos a um entendimento e o secretário da Fazenda chancelou. Sobre o prefeito, eu levava até seis meses para ter uma audiência com ele. Sempre que o encontrava, ele me perguntava se ia inaugurar alguma escola. Sempre tive muito pouca interferência do gabinete do prefeito”.

“Nós estivemos apenas três anos na secretaria e elevamos o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], que é o índice de qualidade da educação, de 2,8 – que era uma herança do governo anterior [de Antônio Imbassahy] – para 3,8. De 2007 para cá, lamentavelmente, esse indicador involuiu. Em vez de se elevar, como aconteceu em todo o país, permaneceu estável. Estou torcendo que, este ano, o secretário João Carlos Bacelar, que aliás é do mesmo partido do vereador, tenha sucesso e uma elevação do Ideb ainda maior que a nossa”.

De Salvador,
Erikson Walla