Deputado parabeniza 75 anos de luta da UNE

A aprovação da PEC da Juventude e da emenda ao Projeto de Lei do Pré-Sal, que garante 50% do fundo social exclusivamente para a Educação, foram apontadas como duas grandes vitórias do povo brasileiro que contaram com o empenho e esforço dos estudantes. Os casos foram lembrados pelo deputado João Ananias (PCdoB-CE), ao discursar, nesta quarta-feira (31), em homenagem ao aniversário de 75 anos da União Nacional dos Estudantes (UNE), que acontecerá em 11 de agosto próximo.

“Pela sua memorável história, construída nesses 75 anos, queremos homenagear a todos que durante esse tempo, participaram dessa honrosa construção, em nome do Daniel Iliescu, atual presidente da UNE e de toda a diretoria, solicito votos de congratulações, à União Nacional dos Estudantes, pela passagem dos seus 75 anos de existência”, afirmou o parlamentar.

A luta dos estudantes brasileiros tem início em 1901, com a fundação da Federação dos Estudantes Brasileiros. Já em 1910 foi realizado o 1º Congresso Nacional de Estudantes, em São Paulo. A Revolução de 1930 e a intensa politização no país culminaram com a criação da UNE, em 11 de agosto de 1937.

Em todos esses anos, a entidade se engajou nas grandes lutas do povo brasileiro, disse Ananias, destacando a atuação marcante contra o nazi-facismo, na 2ª Guerra Mundial; no pós-guerra engaja-se na campanha "O petróleo é nosso", que se estende até 1953, quando foi fundada a Petrobras.

Os estudantes, por meio de sua entidade, participaram ativamente da "Campanha da Legalidade”, para garantir a posse do presidente João Goulart, em 1961, após renúncia de Jânio Quadros. A ditadura militar recém-instalada teve como uma das suas primeiras ações a invasão e incêndio da sede da UNE na Praia do Flamengo.

“O assassinato do estudante Édson Luis e a invasão do Congresso da UNE em Ibiúna (SP), com a prisão de mil estudantes, além das torturas, demonstravam que os militares intensificavam a repressão. O que não arrefeceu a determinação contra a ditadura”, relembra o parlamentar.

Ele também falou sobre o período mais recente, desde a reestruturação da entidade no Congresso de Salvador (BA), em 1979. “Com a redemocratização no Brasil, a UNE volta sua atuação para as principais demandas da nossa juventude, realizando caravanas e grandes bienais, valorizando áreas como Ciência, Tecnologia e Esporte”, exemplifica o deputado, acrescentando que “tem sempre como bandeira principal a defesa do ensino público e gratuito, que são marcas profundas em sua história”.

De Brasília
Márcia Xavier