75 anos da UNE: João Ananias destaca importância da entidade

O aniversário de 75 anos da União Nacional dos Estudantes (UNE), no próximo dia 11 de agosto, foi destacado na Tribuna da Câmara. O Deputado Federal João Ananias (PCdoB-CE) fez um histórico dos fatos que marcaram a trajetória da criação da entidade, principalmente, com a instalação da ditadura militar. Ele lembrou que o assassinato do estudante Edson Luis e a invasão do Congresso da UNE demonstravam que os militares intensificavam a repressão.

O parlamentar falou ainda sobre a reestruturação da UNE, em 1979. “Com a redemocratização no Brasil, a UNE volta sua atuação para as principais demandas da nossa juventude. Realizando caravanas e grandes bienais valorizando áreas como Ciência, Tecnologia e Esporte”.

Pela memorável história da entidade, o Parlamentar fez uma homenagem a todos que durante esse tempo participaram da construção da UNE e em nome do Daniel Iliescu, atual Presidente, saudou toda diretoria. Além disso, João Ananias solicitou, baseado nos termos do art. 117, inciso XIX e § 3°, do Regimento Interno da Câmara Federal, votos de congratulações à União Nacional dos Estudantes, pela passagem dos seus 75 anos de existência

Discurso na íntegra

Venho com muita honra a esta tribuna para destacar o aniversário de 75 anos da UNE (União Nacional dos Estudantes), que acontecerá em 11 de Agosto próximo. A luta dos estudantes brasileiros tem início em 1901, com a fundação da Federação dos Estudantes Brasileiros. Já em 1910 foi realizado o Iº Congresso Nacional de Estudantes, em São Paulo.

A Revolução de 1930 e a intensa politização em nosso País culminaram com a criação da UNE, em 11 de agosto de 1937. Destaca-se com atuação marcante contra o Nazi-Facismo, na Segunda Guerra mundial. No pós-guerra engaja-se na campanha "O petróleo é nosso", que se estende até 1953, quando foi fundada a Petrobras. Participou ativamente da "Campanha da Legalidade”, para garantir a posse do Presidente João Goulart, em 1961, após renúncia de Jânio Quadros. Com a ditadura militar recém-instalada uma das suas primeiras ações foi a invasão e incêndio da sede da UNE na praia do Flamengo.

O assassinato do estudante Édson Luis e a invasão do Congresso da UNE em Ibiúna (SP), com a prisão de mil estudantes, além das torturas, demonstravam que os militares intensificavam a repressão. O que não arrefeceu a determinação contra a ditadura.

A reestruturação da entidade se inicia com o Congresso de Salvador, em 1979. Com a redemocratização no Brasil, a UNE volta sua atuação para as principais demandas da nossa juventude. Realizando caravanas e grandes bienais valorizando áreas como Ciência, Tecnologia e Esporte. Participando em movimentos de estudantes negros, mulheres, gays, lésbicas e outros grupos. Sua participação nas "Diretas Já" e a defesa do ensino público e gratuito são marcas profundas em sua história. Na caravana em 2008, pautou temas como Saúde e qualidade de vida da população jovem brasileira.

Recentemente, tivemos duas grandes conquistas, bandeiras importantes da UNE: a aprovação da PEC da Juventude, no Congresso Nacional e da Emenda ao Projeto de Lei do Pré-sal, que garante 50% do fundo social exclusivamente para a Educação.

Pela sua memorável história, construída nesses 75 anos, queremos homenagear a todos que durante esse tempo participaram dessa honrosa construção, em nome do Daniel Iliescu, atual Presidente da UNE e de toda a diretoria, solicito baseado nos termos do art. 117, inciso XIX e § 3°, do Regimento Interno da Câmara Federal, votos de congratulações, a União Nacional dos Estudantes, pela passagem dos seus 75 anos de existência.

Era só Sr Presidente, solicito que meu pronunciamento seja publicado nos meios de comunicação desta casa.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB-CE)