EUA triplicarão treinamentos de meio milhão de reservistas

O Exército dos Estados Unidos vai ampliar o programa e o tempo de treinamento de meio milhão de reservistas, independentemente da aproximação do fim das guerras do Pentágono no Oriente Médio.

As semanas de manobras aquecidas passarão de duas para sete ao ano e o treinamento de um fim de semana mensal se manterá, confirmou o general Ray Odierno, chefe do Estado Maior do Exército.

Embora não exista nenhuma grande guerra prevista no curto prazo, esse contingente de 550 mil elementos continuará sua preparação marcial, agora com mais intensidade, destacou o comando militar, em entrevista ao diário USA Today.

O Departamento de Defesa registrou como oficialmente terminada a intervenção militar e as operações bélicas no Iraque, ao mesmo tempo em que apresentou um calendário complicado para a retirada das tropas e unidades do Afeganistão a partir de 2013.

A partir de janeiro entrará em vigor o novo regime de treinamento para os membros da Reserva e a Guarda Nacional dos Estados Unidos.

O tenente Michael Moricas, oficial da reserva em Rhode Island, comentou que a decisão do Pentágono envolve o risco de que muitos voluntários querem abandonar os serviços devido a possíveis complicações em suas vidas privadas.

Após os ataques terroristas de 11 de setembro, o governo federal aumentou os tempos de mobilização em alguns casos até seis meses, e muitos reservistas perderam seus empregos e enfrentaram problemas familiares devido às ausências prolongadas.

Fonte: Prensa Latina