Fórum Brasil Itália discute combate ao crime organizado

O Instituto da Cidade e a Universidade do Parlamento Cearense realizam um encontro de aperfeiçoamento do saber sobre o Direito Internacional dos Direitos Humanos, conforme as novas abordagens do Desenvolvimento Sustentável. O Fórum Brasil Itália de Direito Internacional e Direitos Humanos reunirá expoentes do ensino do Direito das principais Universidades e Faculdades do nosso Estado, de Brasília e de Roma.

Será um momento de particular entendimento e entrosamento entre os dois países, no ensino e na troca de experiências sobre temas da atualidade do Direito Internacional. O evento acontece no dia 16 de agosto, no Auditório da Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE) da Assembleia Legislativa, a partir das 8h30, se estendendo por todo o dia.

A temática é diversificada, sempre fazendo uma relação entre os Direitos das Pessoas e a Sustentabilidade, uma visão moderna das relações que vem atraindo o interesse de estudantes e profissionais do Direito, Relações Internacionais e outras áreas afins. A Conferência de abertura abordará O Combate ao Crime Organizado: experiências da Itália e do Brasil. Será ministrada pelo Juiz Federal Dr. Leonardo Resende Martins, diretor do Foro da Justiça do Estado do Ceará. Na sequência, professores e advogados brasileiros e italianos debaterão questões atuais como a Migração Humana União Europeia; os Direitos Humanos no Brasil e a Comissão da Verdade; A Corte Europeia dos Direitos Humanos e a crise social no Estado Europeu; e Direitos Humanos e Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Na ocasião, será prestada justa homenagem in memorian ao respeitado mestre cearense do Direito Romano, Professor Agerson Tabosa Pinto, que foi professor da Universidade Federal do Ceará e Diretor do Curso de Direito da Faculdade 7 de Setembro, que morreu em julho de 2011. A homenagem será recebida por sua viúva, a também professora e advogada, Maria Vital da Rocha, palestrante do evento.

O Fórum faz parte do Programa de Atividades Complementares, do Instituto da Cidade em parceria com Universidade do Parlamento Cearense, em consonância com o Parecer CNE/CES 492/2001. A realização contará como atividade acadêmica e será entregue aos participantes certificado assinado pelo Instituto da Cidade e Universidade do Parlamento Cearense.

As inscrições devem ser feitas no site www.ar-eventos.com . O espaço oferece estacionamento de acordo com as vagas disponíveis.

Serviço

Fórum Brasil Itália de Direito Internacional e Direitos Humanos

Auditório da Universidade do Parlamento Cearense, da Assembleia Legislativa
Dia 16 de agosto de 2012, a partir das 8h30, se estendendo por todo o dia.
Inscrições: www.institutodacidade.org.br / Mais informações: (85) 3253-3441

Fonte: Instituto da Cidade