Grupo dirigente da Celac visita a China na próxima semana

Uma delegação do grupo dirigente da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) realizará uma visita oficial à China na próxima semana a convite do ministro das Relações Exteriores, Yang Jiechi.

Integram a representação do citado bloco de integração latino-americana e caribenha os chanceleres Alfredo Moreno, do Chile, Nicolás Maduro, da Venezuela, e o vice-ministro cubano das Relações Exteriores, Rogelio Sierra.

Esta visita de dois dias a partir da próxima quinta-feira (9) anunciada pelo porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei, terá lugar pouco depois que o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, propôs criar um foro de cooperação de alto nível com a região.

Wen se expressou nesse sentido em um discurso pronunciado em finais de junho passado na sede da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, em Santiago, Chile, durante uma viagem por países sul-americanos.

Com esse propósito, defendeu criar um mecanismo de diálogo periódico com os três chanceleres da Celac, com uma primeira reunião este ano.

Estabelecido oficialmente em dezembro passado em Caracas, o referido bloco agrupa 33 países. O Chile ocupa sua presidência temporária, que posteriormente caberá a Cuba. Antes, essa presidência foi exercida pela Venezuela.

Prensa Latina