China caminha de forma positiva para o desenvolvimento verde

Numa altura em que o "desenvolvimento verde" e o baixo consumo de carbono são uma tendência global, a China adotou uma série de medidas para impulsionar o consumo e desenvolvimento de produtos econômicos. O caminho de desenvolvimento verde é agora uma ação conjunta do governo, empresas e cidadãos chineses.

O governo chinês pôs em prática alguns projetos referentes ao desenvolvimento verde, como popularização de lâmpadas economizadoras de energia e promoção do hábito de reutilização de sacolas de compras.

Para o diretor do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Academia Chinesa de Ciências Sociais, Pan Jiahua, as novas tecnologias, promoção e utilização de poupança energética e baixo consumo de carbono do país obtiveram grande êxito nos últimos anos. Ele afirmou:

"A conservação de energia e baixo consumo de carbono da China é um setor onde já se obtiveram grandes êxitos. Devido à promoção de novas tecnologias, o consumo de energia per capita e as emissões de gases do efeito estufa (GEE) per capita do Produto Interno Bruto registraram as maiores quedas no mundo."

Entre 2005 e 2010, o país adotou uma série de medidas políticas para promover a economia de energia e a redução de emissões de gases poluentes.

O diretor-geral do Centro de Conservação de Energia Nacional, Li Yangzhe, indicou que a proteção ambiental já se tornou um consenso popular. Ele disse:

"Além dos trabalhos do governo e das empresas, o desenvolvimento verde também pede ação conjunta dos habitantes. Os cidadãos chineses já têm consciência da importância da proteção ambiental e do baixo consumo e sabem que estes dependem da ação de todos. "

A 5 de junho, por altura do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP, na sigla em inglês) e o Ministério da Proteção Ambiental da China sublinharam as influências positivas da ação e opções individuais para o meio ambiente. O vice-ministro da Proteção Ambiental da China, Wu Xiaoqing disse:

"Acho que o consumo é a parte mais dependente do público. O consumo verde inclui a redução do consumo não necessário, de produtos que prejudiquem o ambiente e desperdício de recursos. Assim, cada cidadão é um participante e promotor do consumo verde."

O governo chinês já publicou o plano de desenvolvimento para os próximos cinco anos. Até 2015, o governo estima diminuir o consumo de energia na China em 16%, em relação aos índices de 2010. Apesar de enfrentar dificuldades, com as metas políticas confirmadas, a China vai se desenvolver de forma moderna, econômica e com baixa emissão de carbono.

Fonte: Rádio Internacional da China