PM terá novo fardamento

A Polícia Militar do Distrito Federal planeja a mudança de toda a identidade visual da corporação. Uniformes ganharão novas cores e viaturas sofrerão alterações nos próximos três anos.

A mudança será drástica nas fardas operacionais, administrativas e operacionais. Os policiais que fazem o patrulhamento ostensivo deixarão de usar a blusa azul, adotada desde a criação da PM em Brasília, ainda em 1966, com profissionais vindos da polícia do Rio de Janeiro, oficiais do Exército e outros remanejados de instituições de segurança pública, em virtude da reorganização do DF no Planalto Central.

Cores

As camisas usadas pelo policiamento ostensivo ganharão as cores cinza claro e calça será de um tom “azul noite”. Os cintos também serão modificados, de acordo com o comando, para um formato mais operacional. O tecido será de melhor qualidade, com características térmicas. As camisas terão o nome do policial bordado, assim como outros detalhes, entre eles algumas insígnias.

O alvo do comando é reduzir ao máximo os objetos pregados à camisa, que podem atrapalhar uma ação de caráter operacional. Outra mudança radical irá envolver os uniformes de unidades como a Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) e Grupo Tático Operacional (GTOp). Os uniformes especiais terão bolsos transversais que facilitam os movimentos e retiradas de armamentos e outros equipamentos. As cores serão de tom azul escuro e de um tecido especial.