Grupos extremistas crescem 69% nos EUA

Os grupos extremistas, de ódio racial e étnico, aumentaram nos Estados Unidos em 69% nos últimos 12 anos e, na atualidade, existem mais de mil organizações desse tipo.

Estas entidades existem em quase todos os estados da União, ainda que sejam mais numerosas na Flórida, com 55; Califórnia, 84; Georgia, 65; New Jersey, 47 e Mississippi, 41, informou hoje o jornal Usa Today.

Wade Michael Page, autor do massacre que provocou seis mortos e três feridos no domingo passado em um templo de Wisconsin, pertencia a um grupo dos chamados skinheads (cabeça rapada), uma das principais entidades de supremacia branca no país.

Entre março de 2010 e meados do presente ano, Page colocou 250 mensagens em um site na internet a fim de recrutar adeptos e exortar seus partidários a atuarem de maneira mais decisiva em apoio a sua causa, agrega o jornal.

Abatido pela polícia no incidente, Page se autodescrevia como membro do grupo Hammerskins Nation, com sede em Texas e com ramos na Austrália e Canadá, acrescenta o rotativo.

Fonte: Prensa Latina