Jalili: Irã honra compromisso com não proliferação nuclear

Em entrevista ao correspondente da agência noticiosa iraniana Irna,o secretário do Supremo Conselho de Segurança Nacional, Saeed Jalili,i disse que o Irã é um dos membros ativos da Agência Internacional de Energia Atômica e está honrando seu compromisso com o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP).

Ele afirmou que o Ira, assim como outros membros da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), espera que a agência para garanta seus legítimos direitos.

O diretor Geral da AIEA Yukiya Amano por mais de 27 vezes em seus relatórios reconheceu que o Irã não tem qualquer desvio de suas atividades nucleares pacíficas.

"O enviado da Grã-Bretanha para as negociações nucleares me disse uma vez que o problema é que o Irã não deve ter domínio do conhecimento", disse Jalili.
Eles relutam em permitir que a República Islâmica e outros Estados independentes ponham fim ao seu monopólio científico em diferentes campos, disse ele.

"Ao defender nossos direitos nucleares, na verdade estamos defendendo os direitos de todos os Estados independentes que desejam quebrar esse monopólio", disse Jalili.
Potencialidades científicas e know-how tecnológico não podem ser eliminados através de um ataque militar, sublinhou.

Referindo-se à resistência libanesa nas últimas duas décadas, ele disse que sua resistência trouxe vitórias consecutivas que devem ser consideradas como um modelo exemplar para outros países da região, bem como de todo o mundo.

Jalili disse que as vitórias sobre a agressão israelense nas guerras 33 dias e de 22 dias no Líbano e na Faixa de Gaza prepararam o terreno para a onda de despertar islâmico na região, disse ele.

Sobre a evolução da situação na Síria, Jalili disse que já havia dito a Kofi Annan que a crise síria seria resolvida pela execução do programa de reforma e estabelecimento da democracia na Síria e não pela campanha militar.

Com agência noticiosa iraniana Irna