Comemoração do Dia Estadual do Rio Acre

 

 Na manhã da última terça-feira, 7, aconteceu a solenidade para comemoração de um ano da lei n°2.442/2011, de autoria do deputado estadual Eduardo Farias, que institui o dia 7 de agosto como o Dia Estadual do Rio Acre. Estiveram presentes autoridades locais, parlamentares, alunos da rede pública de ensino e comunidade em geral.

Durante o ato simbólico, foi distribuída uma cartilha que aborda o histórico do Rio, intitulada “Memórias de Um Rio”, de autoria do geógrafo Claudemir Mesquita e elaborada pela Escola do Legislativo Acreano. Os exemplares serão distribuídos também em escolas de ensino fundamental da Rede Pública de Ensino.

Farias discorreu sobre a importância da restauração e preservação do Rio, uma vez que este tem sofrido com as constantes degradações em suas nascentes. “Foi por esse Rio que se construiu a história do nosso Estado. Antes que houvesse estradas, ele era nossa única alternativa de transporte. O Rio Acre faz parte de nossas vidas, e por isso, não podemos permitir que seja destruído, pois estaremos aniquilando a nós mesmos. Essa data serve justamente para que sejam levantados debates, onde possamos não somente discutir os seus problemas, mas também buscar soluções.”

Ao término da comemoração, os presentes soltaram balões brancos para simbolizar a reverencia ao Rio.