Daniel Iliescu: Há 75 anos a UNE luta por um Brasil melhor 

"É uma soma de alegria, honra e responsabilidade", declarou, em entrevista exclusiva para a Rádio Vermelho, Daniel Iliescu, presidente da União Nacional dos Estudantes, ao falar sobre o 75 anos da entidade.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Durante a entrevista, Daniel Iliescu destacou que ao longo dos seus 75 anos a UNE se tornou uma referência importante na luta do povo brasileiro. "São poucas as entidades no Brasil que possuem 75 anos de vida, e Une viveu muitos destes anos sob períodos de ditaduras, perseguições e repressões", enfatizou.

Ouça também:

UNE: Eternamente a casa da resistência democrática

"E com muita alegria e responsabilidade que a atual gestão da UNE compreende sua trajetória nestes 3/4 de século. “A geração atual sabe da responsabilidade e do legado que deve deixar para as gerações futuras, sem perder de vista os companheiros que vieram antes de nós, que tombaram lutando por um Brasil livre e soberano", lembrou.

Daniel também destacou o papel dos movimentos sociais como motor de transformação para as conquistas ao longo de nossa história. “As cotas são fruto dessa organização, essa luta foi iniciada no interior de fóruns, venceu resistências e preconceitos. E já temos resultados positivos originados destas políticas afirmativas, o que só reforça nossa tese e fortalece nosso movimento”, salientou.

O presidente da UNE falou também sobre os 10% do PIB para Educação e ressaltou que é importante que o Congresso e o executivo tenham ciência de que é o mínimo necessário para garantir o desenvolvimento do setor. “Quando pedimos 10% pedimos o mínimo para corrigir distorções historicamente construídas em nossa sociedade”, externou.

Acompanhe a entrevista na íntegra: