Copa de 2014: curso prepara policiais para segurança pública 

Começa nesta segunda-feira (13), em Brasília (DF), o curso de Vigilância para Segurança Pública. Até 24 de agosto, serão qualificados 20 agentes das polícias Federal, Rodoviária Federal e dos doze estados cujas capitais serão sede da Copa do Mundo de 2014.-

Com aulas práticas e teóricas, o curso vai oferecer aos participantes o conhecimento e o aperfeiçoamento das habilidades necessárias para conduzir uma operação de vigilância em equipe. Também vai preparar para o suporte a operações de levantamento de informações de segurança pública, de inteligência, bem como militares.

Serão realizados exercícios práticos com a utilização de todos os métodos de vigilância (estática, móvel a pé, móvel veicular, multimodos e outras combinações). Com a simulação de cenários reais, eles terão de atuar em ambientes urbanos, rurais e suburbanos, além de realizar operações 24×7 (24 horas por dia, 7 dias por semana).

O curso é realizado pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça em parceria com a Embaixada Americana. O treinamento será ministrado por instrutores do Departamento de Estado de Assistência ao Antiterrorismo dos Estados Unidos (ATA, sigla em inglês). A capacitação de profissionais de segurança faz parte da preparação para os grandes eventos que o Brasil vai sediar até 2016.

A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos foi criada em agosto de 2011 e tem como objetivo integrar as forças policiais no país, criar padrões de atendimento e treinamento e deixar um legado de segurança, tanto do ponto de vista tecnológico, como de infraestrutura e capacitação profissional.

Além da integração de polícias dos estados das doze cidades-sede dos jogos da Copa com as Polícias Federal e Rodoviária Federal e com a Força Nacional de Segurança Pública, é sua missão promover a interação com as polícias estrangeiras, como a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). Esse processo de articulação envolve ainda outros órgãos federais, estaduais e municipais, como Anvisa, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e concessionárias de energia.

Da redação de Brasília
Com informações do Ministério da Justiça