ANPG defende valorização de bolsas em encontro com Faperj

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) segue com calendário de atividades repleto de mobilização. Além dos preparativos para Caravana – que levará a Brasília pós-graduandos reivindicando pautas prioritárias para os estudantes – a entidade iniciou uma jornada que percorrerá os estados brasileiros para rodada de conversa com as FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa) para pressionar pelo reajuste das bolsas.

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) foi a agência estreante nesse processo. A presidenta da ANPG, Luana Bonone, e o diretor de Comunicação, Theófilo Rodrigues, reuniram-se ontem (13) com o presidente, Ruy Garcia Marques, para defender uma política de valorização das bolsas de pesquisa. Tradicionalmente, a instituição fluminense continua pagando melhor do que o CNPq e a CAPES, contudo, esse quadro pode mudar a partir de janeiro de 2013, quando é esperado outro reajuste em nível federal; valor que será calculado de acordo com a inflação corrigida.

Ruy Garcia Marques sinalizou que se o reajuste ocorrer em nível federal, o benefício também será estendido ao Rio de Janeiro. Para que esta vitória – parcial – também seja incorporada em outros estados, a ANPG pretende debater com as fundações e convoca os pós-graduandos para encampar a luta em suas universidades, garantindo assim a conquista plena.

Fonte: ANPG