Candidatos firmam compromisso com políticas públicas para jovens

Para reafirmar o compromisso dos candidatos à prefeitura e à Câmara Municipal, foi lançada nesta quarta-feira (15), em Salvador, a 3ª edição do Pacto Pela Juventude. A solenidade de assinatura do documento foi realizada no auditório do Sindicato dos Comerciários, em Nazaré

De acordo com a vereadora Olívia Santana, vice do candidato Nelson Pelegrino, o pacto – de iniciativa do governo federal, através da Secretaria Nacional da Juventude – se faz necessário para chamar a atenção dos postulantes à Câmara e ao Palácio Thomé de Souza para a juventude. Ela ressalta que o PT e o PCdoB são partidos cujos jovens são politicamente organizados. “Esses grupos estimulam as gestões a garantirem políticas públicas voltadas para o segmento. A secretaria (nacional) existe graças à nossa luta”.

Esta é uma ação do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), para garantir mais direitos e fazer com que tenham as reivindicações atendidas por parte dos vereadores e prefeito de cada cidade. Para Marcelo Gavião, membro do Conjuve de 2005 a 2010 e que teve participação na construção das outras edições do Pacto, esta é uma forma de fazer a juventude participar mais da política. “Este momento de eleição é muito oportuno para o lançamento do pacto aqui em Salvador”. Gavião se define como principal defensor desta idéia.

Entre as propostas apresentadas, a de Pelegrino é a que mais demonstra interesse no tema, erguendo a bandeira do fortalecimento da participação do jovem na política da cidade. Para Olívia, nada mais natural do que a coligação Todos juntos para Salvador assinar o documento e reafirmar esse compromisso com os jovens.

O Conselho Estadual esteve representado pelo vice-presidente, Juremar de Oliveira. Ele reforça a necessidade da criação do Conselho e da Secretaria Municipal da Juventude em Salvador.

De Salvador,
Maiana Brito