Bahia gera 35 mil empregos nos sete primeiros meses do ano

Com a criação de 2.209 empregos celetistas no mês de julho, a Bahia acumula 35.656 vagas nos sete primeiros meses do ano, já incorporadas as informações entregues pelas empresas fora do prazo ao Ministério do Trabalho e Emprego. Com este saldo, o estado teve a maior geração de empregos na Região Nordeste neste período. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo MTE nesta quinta-feira, 16.

O secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos, comemorou o resultado, destacando que a geração de mais empregos é fruto da iniciativa privada, mas também dos esforços do Governo do Estado na atração de novos investimentos. “Estamos atuando em várias frentes, com projetos estruturantes, tais como o Pólo Náutico, com estimativa de cinco mil novos empregos; os novos trechos da Ferrovia Oeste-Leste; e o Porto Sul”.

O saldo de julho hoje divulgado pelo MTE foi maior do que o mesmo mês do ano passado, que teve 2.033 novos empregos. Mostra, também, uma substancial recuperação em relação ao último mês de junho, que teve um saldo de 241 postos. Setorialmente, os resultados da Bahia em julho demonstram a expansão da Indústria (1.374 postos), Construção Civil (1.213 postos), Serviços (674 postos) e Comércio (31 postos), cujos saldos superaram a queda do setor Agropecuário, que eliminou, no mês, 1.083 postos de trabalho.

Interior – Ainda segundo o secretário estadual do Trabalho, o saldo de 2.209 empregos criados em julho foi favorecido pelo bom desempenho dos municípios do interior, através da geração de 1.255 postos, o equivalente a 56,8% do total. “Esta forte presença de vários municípios contribui para a redução das desigualdades do estado”, destaca. A Região Metropolitana de Salvador (RMS) também teve um forte impacto, com um saldo positivo de 954 empregos, ou seja, 43,2%.

Os cinco municípios com melhores saldos de emprego foram Juazeiro (1.025 postos), Casa Nova (639 postos), Feira de Santana (354 postos), Guanambi (189 postos) e Cruz das Almas (169 postos). Na RMS, Lauro de Freitas foi o município com o maior saldo positivo (360 empregos), seguido por Camaçari e Salvador que também se destacaram gerando, respectivamente, 223 e 213 empregos.

Em breve, os dados do mês de julho estarão detalhados no Relatório Trimestral, elaborado pelo Observatório do Trabalho de Bahia e publicado no site da Secretaria de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte da Bahia (SETRE).

Fonte: Ascom/Setre