Contabilistas: Inácio defende planejamento e transparência

"A Prefeitura precisa ter transparência contábil, contas abertas para a população, informações públicas, inclusive quanto aos servidores e terceirizados". A afirmação é do candidato a prefeito de Fortaleza pelo PCdoB, senador Inácio Arruda, que participou, na noite desta quinta-feira, 16/8, de debate com a diretoria e os filiados ao Sindicato dos Contabilistas.

Inácio detalhou suas propostas para mudar Fortaleza, em áreas como saúde, educação, transporte, meio ambiente e segurança pública, e respondeu perguntas de integrantes da categoria.

"Temas ligados à Contabilidade têm grande importância para a Prefeitura. O Município tem que ser planejado e transparente ao máximo, inclusive quanto ao número de terceirizados. E quem saiu dos movimentos sociais, como eu e Chico Lopes, têm mais condições de assumir o compromisso de dar transparência à Prefeitura", destacou Inácio, citando que Chico Lopes, além de professor, é contabilista. E reforçando a importância de a Prefeitura manter suas contas em dia, para poder receber recursos do Governo Federal e de instituições internacionais de fomento ao desenvolvimento.

O contabilista Magno Cavalcante reclamou do tratamento que a categoria recebe na Secretaria de Finanças do Município. "O atendimento da Secretaria de Finanças aos contadores hoje é uma calamidade. Conseguir um alvará de funcionamento para um cliente, em tempo hábil, por meios legais, ninguém consegue", denunciou. "Consulta na SEFIN, a mais rápida sai em seis meses. A SEFIN não dá um tratamento adequado aos contadores, que geram riqueza para o Município, ajudam o Município a arrecadar", protestou Magno.

Inácio assumiu o compromisso de mudar essa realidade. "Os contadores podem ajudar a Prefeitura a arrecadar mais, sem aumentar impostos. Com competência, organização, valorização dos auditores da Prefeitura, diminuição da burocracia da Prefeitura, isso é possível", reforçou. "A Prefeitura tem que ter prazos claros para a liberação de documentação desse tipo. Ela não pode atrapalhar o desenvolvimento da cidade, quando deveria era contribuir para esse crescimento".

Planejamento e contas em dia

"Ter a Prefeitura com as contas em dia e com transparência é também consequência de um planejamento para a cidade. Planejar é também ter a capacidade de colocar a cidade pra funcionar. E ter a capacidade, também, de atrair investimentos e empreendimentos para Fortaleza", aponta Inácio, destacando as propostas de criar a Secretaria de Ciência e Tecnologia e o Polo Tecnológico de Fortaleza, para atrair empresas e gerar empregos qualificados, com bons salários, para os fortalezenses. "Propomos também criar um Conselho de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Social. O papel de ser indutor da economia é da Prefeitura. O papel de articular a segurança pública com o governador é do prefeito".

Prejuízos em diversas áreas

Inácio ressaltou que, por falta de projeto e de planejamento, os prejuízos se alastraram para as diversas áreas de responsabilidade do Município. "A educação, infelizmente, perdeu qualidade. O atendimento de saúde de Fortaleza se desestruturou. As pessoas nos pedem seguidamente nas ruas, para colocar os Postos de Saúde para funcionar. É o que mais a gente ouve, andando nos bairros dessa cidade, como eu ando todo dia", frisou.

Agradecimento

Valdeni Victor, presidente do Sindicato, e o professor Manuel Pinheiro, um dos diretores, agradeceram a Inácio pela presença no ciclo de debates com os candidatos a prefeito e ressaltaram o prazer em receber Inácio na sede da entidade.

Fonte: Assessoria Inácio 65
Fotos: André Rocha

Leia também:
Henrique Jorge: Inácio apresenta propostas para indústrias