Ex-moradores de ruas são qualificados para o mercado de trabalho

Há pouco mais de seis meses, a rua era a casa de Jorge Lima. “Eu não tinha perspectiva, minha vida era repetir os erros e viver me escondendo da família”. De seis meses para cá, Jorge mudou de vida, aprendeu uma profissão e hoje trabalha na obra da Arena Fonte Nova, em Salvador. Ele foi um dos beneficiados pelo programa Qualifica Bahia, que em parceria com o Movimento de População em Situação de Rua capacitou 88 pessoas nas mesmas condições de Jorge.

Os formandos receberam o certificado de conclusão na tarde desta quinta-feira (16/8), na sede do movimento, no Centro Histórico de Salvador. Do grupo, 56 já estão trabalhando. Um deles é Camila dos Santos, que viveu sem rumo e morada fixa durante os últimos dois anos. Agora, ela tem casa, sai cedo e trabalha o dia todo. “A alegria de chegar em casa, mesmo que alugada, fechar a porta e descansar para o próximo dia de trabalho é a melhor sensação do mundo. Hoje tenho o respeito das pessoas e posso ajudar meu filho, que vive com a avó”, disse Camila.

Desenvolvido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Qualifica Bahia possui cursos direcionados para diversos tipos de público. Esse foi o primeiro focado na população em situação de rua, de acordo com o secretário Nilton Vasconcelos, para ajudar essa parcela da população, que possui muitas necessidades e poucas alternativas.

“Capacitar para o trabalho é uma das nossas principais atividades. Milhares de trabalhadores foram qualificados pelo estado nos últimos anos, mas essa turma tem um valor especial, porque resgata socialmente segmentos que estavam totalmente à margem”, explicou Vasconcelos.

O curso tem 200 horas de aulas teóricas e práticas. São ensinadas noções de cidadania, comportamento e técnicas da construção civil. Em parceria com a Arena Fonte Nova Participações, os alunos realizaram as aulas práticas no canteiro de construção do estádio e hoje 12 deles trabalham na obra. Toda a ação tem o suporte e a parceria do Movimento de População em Situação de Rua. A organização, que possui abrangência nacional, é responsável por captar os alunos e mantê-los dentro do programa.

De acordo com a coordenadora do Movimento, Maria Lúcia Pereira, a organização existe há dois anos na Bahia e já ajudou cerca de 250 pessoas a sair da rua. “Não há morador de rua que chegue aqui, na nossa sede, e não seja atendido. Temos políticas de saúde, trabalho e habitação, e o Governo do Estado tem colaborado muito atendendo às nossas demandas”.

Novas turmas

A experiência do Qualifica Bahia foi tão positiva que a Setre decidiu criar mais dez turmas para pessoas em situação de rua. São 110 vagas para cursos em áreas de culinária, corte e costura e construção civil. De acordo com o secretário Nilton Vasconcelos, “vão ser cinco turmas em Salvador, três em Feira de Santana e duas em Vitória da Conquista”.

Fonte: Ascom/Setre