Chávez revela ao mundo imagem real da face de Simón Bolívar

O rosto de Simón Bolívar, reconhecido como herói da independência venezuelana, foi revelado através de uma reconstrução facial digitalizada divulgada em 24 de julho pelo presidente Hugo Chávez. A imagem foi apresentada no palácio presidencial de Miraflores no dia do nascimento de Simón Bolivar, morto em 1830.

A divulgação foi comemorada por Chávez, que considera que seu projeto político é fruto direto do processo independentista de Bolívar. O presidente da Venezuela diz inclusive que lidera uma "revolução bolivariana" que o herói latino-americano deixou incompleta.

"Hoje é dia de aniversário de Simón Bolívar. Viva Bolívar! Estamos em júbilo na Venezuela e em todos os países da América Latina. Bolívar foi, é e será um verdadeiro gigante da causa humana", disse o presidente venezuelano na ocasião da cerimônia.

A imagem computadorizada é fruto do trabalho de legistas que exumaram os restos de Bolívar em 16 de julho de 2010 e duas semanas depois fizeram o mesmo com os corpos de suas irmãs María Antonia e Juana Bolívar, para comparar amostras de DNA.

Fonte: Da Redação, com agências