Empresários de pequeno porte entregam reivindicações a Assis

A coligação “Unidade e Ação por Caxias” (PCdoB – PPS), teve mais uma oportunidade de ouvir um importante setor da comunidade, além de falar sobre alguns itens do Plano de Governo. A Associação das Micro e Pequenas Empresas da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Microempa), recebeu em sua sede, Assis Melo, candidato a prefeito e João Carlos Berti, vice, para um bate-papo. 

Recepcionados pelo presidente Maurício de Lima Michelon e por alguns diretores, os convidados agradeceram a oportunidade e salientaram estarem sempre disponíveis para troca de ideias.  “A Microempa é a maior entidade representativa dos micro e pequenos empresários e tem feito um trabalho muito importante para o desenvolvimento do setor. Por isso, não só a respeitamos, como precisamos ouvi-la sempre”, justificou Assis.

1500 Associados – A associação aproveitou para entregar um documento, contendo três pontos de reivindicações. Entre as principais preocupações do grupo, que representa cerca de 1500 associados, está a qualificação profissional, a logística e o cumprimento efetivo da legislação. A entidade gostaria que o próximo prefeito criasse o “Fórum Municipal das Micro e Pequenas Empresas”, além de uma secretaria específica de apoio ao setor.

“Seria muito fácil eu chegar aqui e dizer que criaremos e faremos tudo o que vocês entendem ser o melhor. Mas é preciso muito diálogo, discussão e, sobretudo, conhecimento da real situação da Administração Municipal. Só com uma boa análise, será possível implantar ou eliminar secretarias”, explicou.

Agilidade para o Empreendedor – De acordo com a Microempa, 90% dos CNPJs de Caxias são de micro e pequenas empresas. "Para atender a este segmento, vamos criar a Sala de Empreendedor, que deve agilizar o encaminhamento de documentos, além de dar suporte aos administradores", diz Assis.

Sobre a qualificação, Assis Melo lembrou que os jovens, na faixa entre os 18 e 23 anos, fazem parte de uma estatística negativa. "Nossa juventude vem passando muita dificuldade de encontrar emprego. Proponho que estreitemos nossa relação, buscando maior união para encontrar soluções a este problema."

Satisfação – Ele também defende que se amplie as condições do material humano, no caso os professores e trabalhadores da educação, para que estes estejam satisfeitos. “Com isso, eles se sentirão parte do nosso projeto educacional", ensinou o candidato.

Indagado sobre a tecnologia defasada que estaria disponível nas escolas municipais, principalmente de informática, Assis reiterou um item do Plano de Governo: “Nosso projeto de Educação no município de Caxias inclui a construção e ampliação de escolas, dando prioridade para o turno integrar e a capacitação tecnológica.”

Reciclagem de Pneus – Assis Melo e João Carlos Berti ainda falaram sobre a criação da “Central de Reciclagem de Pneus”, que aproveitaria o material inclusive como combustível. Também sobre o transporte BRT, de ônibus rápido e da construção de elevadas e passarelas nas vias expressas da cidade.

"Cuidar das pessoas começa em buscar saber como deve estar a qualidade de vida nossa população", finalizaram os candidatos.