Propaganda eleitoral tem início na TV e no rádio

O horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio começa nesta terça-feira (21/08). Com isto, inicia-se uma nova fase na campanha. A mais importante, inclusive. É o momento em que o postulante fala ao grande público, que passa a conhecer não somente as propostas, mas a pessoa de cada candidato a prefeito e a vereador.

Para isso, os 58 candidatos do PCdoB à Câmara de Salvador, que têm o apoio dos deputados federais Daniel Almeida e Alice Portugal, começaram as gravações no último dia 10, apresentando a principal bandeira de campanha. São alguns exemplos: mobilidade urbana, moradia digna, igualdade de oportunidade do segmento LGBT no mercado de trabalho, educação de qualidade para todos, valorização do servidor público municipal, inclusão social dos jovens, entre outras.

O candidato Nelson Pelegrino e a vice Olívia Santana estão gravando os programas desde o início deste mês. O ex-presidente Lula também já deu início à gravação em apoio à coligação Todos juntos por Salvador, destacando a necessidade de eleger um político que amplie a relação com os governos federal, representado pela presidente Dilma Rousseff, e estadual, com Jaques Wagner.

O horário eleitoral será exibido até o dia 4 de outubro, de segunda a sábado, às 12h e às 20h, com 30 minutos cada período. As segundas, quartas e sextas são dedicadas aos postulantes ao Palácio Thomé de Souza. As terças, quintas e sábado, aos candidatos à Câmara Municipal.

De acordo com sorteio realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a coligação de Pelegrino, composta por 14 partidos, é a primeira a ser exibida e tem o maior tempo, 13’54”. Depois, os candidatos fazem rodízio entre si – o primeiro se torna o segundo e a posição muda automaticamente.

A ordem das emissoras também foi definida pelo TRE. A primeira é a rede Bandeirantes (21 a 29 de agosto), depois TV Bahia e Bahia FM (30 de agosto a 7 de setembro), TV Aratu e da Rádio Itaparica FM (8 a 16 de setembro), TV Itapoan e Rádio Sociedade (17 a 25 de setembro), TV Educativa e a Rádio Educadora (26 de setembro a 4 de outubro). A emissora que deixar de cumprir as determinações da lei sobre a propaganda poderá ter a programação normal suspensa por 24 horas pela Justiça Eleitoral. As não autorizadas também serão punidas.

De Salvador,
Maiana Brito