Campanha de vacinação infantil continua esta semana

No sábado, primeiro dia da Campanha Nacional de Multivacinação, foram vacinadas 21.949 crianças no Distrito Federal. Todas as vacinas do […]

No sábado, primeiro dia da Campanha Nacional de Multivacinação, foram vacinadas 21.949 crianças no Distrito Federal. Todas as vacinas do calendário básico da criança, inclusive contra a poliomielite, estão sendo aplicadas em menores de 5 anos e com o cartão desatualizado. O objetivo da campanha, que prossegue até sexta-feira dia 24, é imunizar crianças com esquema vacinal em atraso é diminuir o risco de transmissão de doenças preveníveis. Também foram introduzidas a vacina injetável contra a paralisia infantil e a pentavalente.

Os pais devem levar o cartão de vacinação dos filhos aos postos de atendimento. “A caderneta de imunização é imprescindível nesta campanha, pois precisamos saber de quais vacinas a criança necessita”, alerta a diretora de Vigilância Epidemiológica da SES, Sonia Geraldes.

No sábado funcionaram 146 postos de vacinação, instalados em centros de saúde, hospitais, postos urbanos e rurais, unidades de saúde da família e escolas, das 8h às 17h.

Continua nas Unidades de Saúde

Nos dias úteis, até o dia 24, estarão disponíveis as salas de vacinação de rotina das regionais de Saúde, no horário de funcionamento das unidades. Serão oferecidas as vacinas recomendadas às crianças menores de 5 anos – contra sarampo, rubéola, difteria, tuberculose, tétano, rotavírus, hepatite B, entre outras.

Além de atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação, a estratégia pretende aumentar as coberturas vacinais para atingir a meta adequada, m elhorar a homogeneidade dessas ações, manter a eliminação do sarampo e da poliomielite. Também quer intensificar as ações de imunização para a administração do reforço das vacinas de poliomielite e DTP, e a segunda dose da tríplice viral, em especial, na faixa etária de 4 a 5 anos, e reduzir a incidência das doenças imunopreveníveis.