Professores e alunos da UnB ainda discutem paralização

Professores da Universidade de Brasília (UnB) e representantes do comando local de greve se reuniram na manhã desta segunda-feira para tentar retomar a greve.

A paralisação, que durou quase três meses, terminou na última sexta-feira (17),. Segundo alguns docentes, a decisão pelo fim da greve é legal, mas “politicamente ilegítima”, já que muitos pro fessores não participaram da assembleia extraordinária.

Muitos professores deixaram de dar aula para participar da reunião, que teve início às 9h30 e terminou pouco depois das 11h, com cerca de 300 participantes. O objetivo do encontro era propiciar um espaço para que os professores pudessem expressar suas ideias e debater os últimos acontecimentos da greve.

Paralelamente, havia também a proposta de recolher assinaturas de 10% dos associados da Associação dos Docentes da UnB (AdUnB), equivalente a 230 aproximadamente. Com esse percentual, uma assembleia auto-convocada deve ser marcada em até 48 horas. Até o final da tarde de ontem, eles recolheram 260 assinaturas no livro que está no auditório e foram deixados outros nos departamentos, que serão recolhidos às 18h.

Autoconvocação

No encontro foram discutidos sete encaminhamentos para a assembleia auto-convocada. Os principais foram o não reconhecimento da decisão de sexta-feira pelo fim da greve e destituição da direção da AdUnB. O comando local de greve deve se reunir às 18h para debater o que foi discutido hoje com os docentes da universidade. O grupo se encontrou com o 1º secretário da associação, Jaime Martins de Santana, e apresentou os encaminhamentos.

A AdUn B terá até as 16h30 para dar uma resposta. Caso a AdUnB decida que a assembleia, anteriormente marcada para a próxima terça-feira (21/8), não deva ocorrer, os professores vão fazer a assembleia auto-convocada.

Ato duplo

Em ato duplo, docentes e estudantes fizeram uma “marcha murmurante” até a reitoria da universidade para simbolizar que suas vozes estão sendo caladas. Os alunos, que continuam em greve se uniram ao protesto dos professores e devem se encontrar às 14h no Ceubinho para discutir os rumos do movimento.

Na reitoria da UnB, os manifestantes se reuniram com o reitor, José Geraldo de Souza Júnior. Ele afirmou que, apesar de a UnB não estar mais em greve, as datas finais do calendário acadêmico continuam suspensas e a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Exten são (Cepe), que aconteceria na próxima quinta-feira (23/8) para validar o novo calendário de aulas, não deve mais ocorrer.