MP ameaça as eleições para reitor da UnB

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou, nessa terça-feira, uma recomendação ao reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo de Sousa, para que as eleições para a reitoria da instituição não sejam paritárias.

De acordo com o órgão, foi recebida uma denúncia de que as eleições não estavam seguindo o Artigo 70 do Regimento Interno da Universidade e a Lei nº 5.540, que fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média. O artigo 16 define que, em consulta prévia à comunidade universitária, o peso do voto dos docentes será de 70%.

O procurador que assina a recomendação, Carlos Henrique Martins Lima, pede que José Geraldo siga o que determina a lei. O MPF explica que a recomendação saiu próxima a data das eleições porque a denúncia foi feita recentemente e era necessário tempo para as investigações.

A UnB tem até o dia 26 para apresentar ao MPF as providências que foram tomadas e, caso a recomendação não seja atendida, qual o motivo da negativa.

Liminar

Em 7 de agosto a Justiça derrubou lim inar concedida à Associação dos Docentes da UnB (AdUnB) que pedia o fim da paridade nas eleições para reitor. Após essa decisão, foi mantido o modelo da última votação, em 2008, onde o voto de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes tiveram o mesmo peso. As eleições paritárias foram uma deliberação do Conselho Universitário (Consuni).