Pesquisa revela crescimento de Pelegrino em Salvador

Passados 19 dias da divulgação da primeira pesquisa de intenção de votos dos eleitores de Salvador, nova sondagem é publicada nesta quarta-feira (22/08). O resultado mostra que o candidato Nelson Pelegrino, que encabeça a coligação Todos Juntos por Salvador, aparece em segundo lugar na abordagem estimulada, mas aponta crescimento de 1,9 ponto percentual, chegando a 14,9%. A abordagem foi realizada pela Potencial Pesquisa, entre os dias 16 e 18 deste mês, com 800 eleitores de diversos bairros.

Na anterior, feita pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), encomendada pela Rede Bahia, o petista aparecia com 13%.

Os números de indecisos e que afirmaram votar branco ou nulo são, respectivamente, 8% e 19,9%, na estimulada. No levantamento espontâneo, no qual não são citados os nomes dos prefeituráveis, 51,5% dos entrevistados não sabem quem escolher e 2,9% disseram que pretendem votar nulo ou branco.

De acordo com Pelegrino, nascido em Salvador e que dedicou sua carreira à vida sindical, o momento não é para se preocupar com os números. Para o candidato, a hora é de apresentar os projetos e conversar com a população, para que ela conheça quem tem as melhores propostas, conquistando os votos dos indecisos.

Em entrevista à Rede Bahia, nesta terça-feira (21/08), o postulante disse que entende que a sociedade soteropolitana está aborrecida e por isso não está animada com a eleição. ”A cidade está esburacada, mal iluminada, tem lixo na periferia, a cidade chega ao final dessa gestão em uma situação financeira muito difícil”. Durante a grande caminhada da vitória, na sexta-feira (17/08), com a praça Castro Alves lotada, Pelegrino ressaltou que é preciso observar estes eleitores, pois são estes votos que devem ser conquistados. “Para isso, vamos às ruas, às casas, às fábricas, onde for preciso”.


Resultado

Na pesquisa espontânea, o deputado federal ACM Neto (DEM) é o primeiro com 28,4%, Nelson Pelegrino (PT) é o segundo, com 9,1%, seguido por Mário Kertész (PMDB), com 5,6%, Márcio Marinho (PRV) com 2% e Hamilton Assis (PSOL), com 0,4%. Da Luz não pontuou. Na abordagem estimulada, Neto tem 42,9% das intenções de votos, Pelegrino 14,9%, Mário Kertész 8,4%, Márcio Marinho 4,4%, Hamilton 0,9% e Da Luz 0,8%.

O Horário Eleitoral Gratuito começou nesta terça-feira (21/08) com os vereadores. Os prefeituráveis aparecem nesta quarta (22/08) pela primeira vez. O programa pode influenciar na alteração do quadro, pois agora os candidatos falam para a massa e têm uma maior oportunidade para apresentar o programa de governo. Nova pesquisa está para ser divulgada sexta-feira (24/08) pelo Ibope.

De Salvador,
Maiana Brito