Presidente egípcio virá ao Brasil

Mohamed Morsi, eleito em junho, deverá visitar o Brasil no fim de setembro, antes da Cúpula América do Sul-Países Árabes, programada para ocorrer no Peru.

O presidente do Egito, Mohamed Morsi, irá visitar o Brasil em setembro, após passar pelos Estados Unidos para participar da 67ª Assembleia Geral das Nações Unidas e antes da Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), no Peru. De acordo com a Embaixada do Egito em Brasília, a visita está confirmada, mas a data exata e os encontros que ele vai ter ainda não estão definidos.

A embaixada do Brasil no Cairo e o Itamaraty afirmam que a visita de Morsi ao Brasil está prevista. De acordo com a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, a possibilidade é que o presidente egípcio desembarque em 28 de setembro.

Ainda segundo o Itamaraty, a presidenta Dilma Rousseff deverá se encontrar com Morsi durante a passagem dele pelo País. O encontro, no entanto, ainda não consta na agenda da Presidência da República.

Morsi vai chegar aos Estados Unidos em 23 de setembro. Lá, terá encontros com autoridades em Washington e em Nova York, onde também participará da Assembleia Geral da ONU.

A agenda prevê que ele ficará três dias nos EUA. Depois de passar pela América do Norte e Brasil, ele deverá participar da Aspa, nos dias 01 e 02 de outubro, em Lima.

O Egito assinou há dois anos um acordo de livre comércio com o Mercosul (formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e agora também pela Venezuela). Para entrar em vigor, contudo, o tratado precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países.

Entre janeiro de julho deste ano, o Egito importou o equivalente a US$ 1,2 bilhão em produtos do Brasil, o equivalente a 15,3% dos US$ 7,8 bilhões que os 22 países árabes compraram do País no período. Os principais produtos importados pelos egípcios foram açúcar, carne bovina, minério de ferro, frango e milho.

Com informações da Agência Anba