Scotland Yard tem plano secreto para deter Assange

A Scotland Yard envolveu-se em uma polêmica depois que um policial britânico revelou acidentalmente um plano secreto para prender o criador do WikiLeaks, Julian Assange, "sob qualquer circunstância" no caso dele deixar a Embaixada de Quito em Londres, onde está asilado.

Um agente da Polícia Metropolitana foi fotografado nesta sexta-feira (24) com o documento que detalhava todas as formas possíveis que Assange tem para deixar o edifício onde está há mais de dois meses.

O australiano é caçado por ter revelado telegramas do corpo diplomático americano, que implicam os EUA em crimes de guerra. Assange tenta escapar de extradição para a Suécia, um aliado dos Estados Unidos na tentativa de capturá-lo e que reabriu um processo contra Assange por suposta "violação" contra duas mulheres, uma delas estrangeira.

Semana passada Assange obteve o asilo político do Equador, mas o Reino Unido nega-se a conceder a ele o salvo-conduto para viajar para Quito e ameaçou invadir a embaixada equatoriana para prendê-lo.

O documento secreto, registrado por um fotógrafo da agência local de notícias Press Association enquanto estava nos arredores da sede diplomática, revelou "o resumo da posição atual de Assange".

O documento destacava a possibilidade do australiano ser detido inclusive se saísse em um carro diplomático, em uma caixa protegida por imunidade, ou se os simpatizantes do criador do WikiLeaks iniciassem um tumulto fora da Embaixada para encobrir a fuga de Assange.

Fonte: Ansalatina