Eleição para Reitor da UnB terá segundo turno

Os dois candidatos mais bem votados na disputa pela reitoria da Universidade de Brasília (UnB) – os professores Ivan Camargo, da Faculdade de Tecnologia, e Márcia Abrahão, do Instituto de Geociências – tiverem, juntos, menos de 50% dos votos de docentes, alunos e servidores da instituição. Os dois devem se enfrentar em segundo turno nos dias 11 e 12 de setembro.

A eleição serve para indicar quem é o candidato preferido da comunidade acadêmica, mas a decisão sobre quem vai ocupar o cargo cabe à presidente Dilma Rousseff. Por tradição, o nome mais votado em uma lista tríplice encaminhada à Presidência acaba sendo o escolhido.

Foram 10 concorrentes

A eleição para reitor da universidade contou com dez chapas. Ivan Camargo obteve 25,21% dos 8.709 votos registrados, e Márcia Abrahão, 21,58%. Em terceiro lugar na disputa ficou o professor da Faculdade de Ciências da Saúde Volnei Garrafa, que disputa o cargo pela quarta vez. Ele teve 16,53% dos votos.

O atual reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, deixa o cargo no dia 19 de novembro. Nas próximas três semanas, os dois candidatos devem buscar apoio de professores, alunos e servidores da instituição em busca de maioria dos votos no segundo turno.

Nesta segunda, as aulas na universidade devem ser retomadas plenamente, depois que uma assembleia realizada nesta sexta ratificou o fim da greve dos docentes. A volta às aulas havia sido aprovada em uma assembleia realizada no último dia 17 que era questionada porque havia sido convocada para discutir o possível adiamento da eleição do reitor.