Marcha das Vadias acontece em Barreiras nessa terça

O movimento feminista internacional “Slut Walk”, que no Brasil ficou conhecido como “Marcha das Vadias”, chegou ao município de Barreiras, na região oeste do estado. Com o lema “Não é sobre sexo. É sobre violência”, homens e mulheres barreirenses sairão às ruas nessa segunda-feira (27/8), em protesto contra as violências física, psicológica e sexual que as mulheres são vítimas.

De acordo com a Delegacia de Atendimento à Mulher do município, os registros de agressões têm crescido nos últimos anos. Em 2009, foram 477 casos; em 2010, 512; em 2011, 562; e do início do ano até agora, 339 mulheres já foram agredidas. Os números poderiam ser ainda maiores se a delegacia funcionasse durante o final de semana.

“Esses índices é que criaram a necessidade da marcha aqui na cidade, para divulgar e dar um basta nessa onda de crimes contra as mulheres”, defende uma das organizadoras, Jessika Sousa. Para ela, a iniciativa pode até ter refletir em toda a região, já que Barreiras é um pólo da Bahia.

Várias atividades antecederam o movimento desta terça-feira, como oficinas de criação dos materiais para a marcha e arrecadações de doações para financiamento da ação, desde o último dia 28 de julho. Saraus na Uneb (Universidade do Estado da Bahia) e intervenções lúdicas nas ruas, também fizeram parte dos eventos que antecederam a passeata.

Pelo menos 300 pessoas devem participar do desfile. A concentração do grupo acontece às 17h, em frente à Câmara Municipal, que fica localizada na Avenida Clériston Andrade, no Centro.

De Salvador,
Erikson Walla