Deputado anuncia ação criminal contra vídeo difamatório

O deputado Federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) anunciou que vai entrar com ação criminal contra o também deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) “por ultrajar a imagem dos defensores dos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTs) através de manipulação e fraude”. Wyllys anunciou que está fazendo contato com os outros participantes em que estão sendo difamados no vídeo distribuído por Bolsonaro para sites religiosos e redes sociais que replicam o vídeo criminoso.

O vídeo é resultado de uma “edição” feita por Bolsonaro do Seminário “Sexualidade, papéis de gênero e educação na infância e na adolescência”, realizado na Câmara dos Deputados no dia 15 de maio deste ano.

Leia também: Psicóloga acusa Bolsonaro de deturpar sua opinião


“Com o objetivo de ilicitamente alterar a verdade sobre o que foi discutido durante esse evento, o autor do referido vídeo de repúdio realizou uma vídeo-montagem com as falas das filmagens que se encontravam então disponíveis no site oficial da Câmara dos Deputados sobre o Seminário LGBT”, conta o parlamentar.

Segundo ele ainda, “as imagens foram recortadas, as informações manipuladas, distorcidas e juntadas em uma colagem de má-fé que tem como único objetivo ofuscar as importantes e necessárias discussões que foram feitas durante o debate de profissionais sérios e dedicados”. E acrescenta que “desde então, o vídeo está sendo divulgado na internet com o objetivo de proliferar a discriminação, o preconceito e a homofobia”.

Imediatamente após o vídeo ser postado na internet, Wyllys deu início a elaboração de peça criminal contra o deputado Bolsonaro e entrou em contato com as/os palestrantes que tiveram suas falas alteradas para que participassem da ação em conjunto.

A Representação Criminal será proposta ao Procurador Geral da República (PGR) e, se aceita a representação e proposta a ação penal, caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF) o seu julgamento, devido ao foro provilegiado de deputados federais.

O deputado Jean Wyllys solicita que não se replique o referido vídeo-montagem, ajudando com que o material calunioso, difamador e distorcido não se torne viral. E disponibiliza a íntegra – sem cortes e/ou manipulações – de todas as falas e teorias apresentadas durante o Seminário “Sexualidade, papéis de gênero e educação na infância e na adolescência no canal do YouTube do deputado Jean Wyllys. 

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Jean Wyllys